Educação por pares para prevenção de HIV/aids entre adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.33904Palabras clave:
Adolescente, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, HIV, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Prevenção PrimáriaResumen
Introdução: A escola é considerada um cenário favorável para educação voltada para prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, por ser um ambiente onde o adolescente passa grande parte do seu dia, é onde pode-se trabalhar o papel de construção do conhecimento. Objetivo: Descrever a implementação da educação por pares para prevenção de HIV/aids entre adolescentes numa escola estadual. Métodos: Trata-se de uma pesquisa-ação, onde o público-alvo foram 33 adolescentes com idades entre 14 a 17 anos, estudantes do ensino médio de uma escola da rede estadual de educação na cidade de Natal/RN. Na primeira etapa, iniciou-se a formação de multiplicadores de informações sobre a prevenção de HIV entre adolescentes. A segunda etapa foi implementar a educação por pares com os adolescentes. O seu desenvolvimento foi fragmentado em cinco encontros divididos em três fases, com os alunos que participaram da primeira etapa e aceitaram continuar na segunda. Resultados: Na primeira fase do estudo foi realizada uma roda de conversa no intuito de verificar o que os alunos sabiam sobre os temas abordados na primeira etapa, posteriormente, elaborou-se uma revisão com os assuntos anteriormente. Na segunda fase, os alunos ministrantes escolheram quais metodologias iriam ser utilizadas para repassar os assuntos abordados. Na terceira fase, implementou-se a oficina educativa com os adolescentes ministrantes e os alunos selecionados. Utilizaram-se propostas pedagógicas baseadas em metodologias participativas, com o objetivo de fortalecer o conhecimento, visto que tais abordagens são potencialmente construtivistas e promovem maior inserção do público-alvo no processo de ensino-aprendizagem. Conclusões: Foi possível visualizar carência de conhecimento dos assuntos abordados, ao mostrar a vulnerabilidade do público-alvo no que diz respeito à infecção pelo HIV. Encontros com abordagens educativas envolvendo adolescentes na escola possibilitaram a conscientização desses jovens sobre a prevenção de HIV, tornando-os multiplicadores.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [citado 2018 Nov 16]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/saude_adolecentes.pdf
Mesquita JS, Costa MIF, Luna IT, Silva AA, Pinheiro PNC. Fatores de risco e de proteção entre adolescentes em relação às DST/HIV/AIDS. Rev Enferm UFPE On line. 2017; 11(3):1227-33. doi: 10.5205/1981-8963-v11i3a13498p1227-1233-2017
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, aids e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico – aids e IST. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [citado 2018 Nov 16]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/boletim-epidemiologico-hivaids-2017.
Villegas-Castaño A, Tamayo-Acevedo LS. Prevalencia de infecciones de transmisión sexual y factores de riesgo para la salud sexual de adolescentes escolarizados, Medellín, Colombia, 2013. Iatreia. 2016; 29(1):5-17. doi: 10.17533/udea.iatreia.v29n1a11.
Rodrigues JA, Silva LHF, Albuquerque SGE, Nogueira JA, Anjos UU, Nascimento JA. Fatores contribuintes da vulnerabilidade individual dos jovens ao HIV. Rev Bras Ciênc Saúde. 2016; 20(2):141-8. doi: 10.4034/RBCS.2016.20.02.08
Menna T, Ali A, Worku A. Effects of peer education intervention on HIV/AIDS related sexual behaviors of secondary school students in Addis Ababa, Ethiopia: a quasi-experimental study. Reprod Health. 2015; 12(84):1-8. doi: 10.1186/s12978-015-0077-9.
Silva RAR, Nelson ARC, Duarte FHS, Prado NCC, Holanda JRR, Costa DARS. Conhecimento de estudantes adolescentes sobre transmissão, prevenção e comportamentos de risco em relação as DST/HIV/AIDS. J Res Fundam Care Online. 2016;8(4):5054-61. doi: 10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5054-5061
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
Taquette SR, Rodrigues AO, Bortolotti LR. Infecção pelo HIV em adolescentes do sexo masculino: um estudo qualitativo. Ciênc. saúde coletiva. 2015; 20(7):2193-00. doi: 10.1590/1413-81232015207.18102014.
Silva AT, Jacob MHVM, Hirdes A. Conhecimento de adolescentes do ensino médio sobre DST/aids no sul do Brasil. Aletheia. 2015; (46):34-49.
Silva RAR, Duarte FHS, Nelson ARC, Holanda JRR. A epidemia de aids no Brasil: análise do perfil atual. Rev Enferm UFPE on line. 2013; 1(10):6039-8. doi: 10.5205/reuol.4377-36619-1-ED.0710201327.
Nogueira FJS, Filho CRC, Mesquita CAM, Souza ES, Saraiva AKM. Caracterização dos usuários atendidos em um centro de testagem e aconselhamento em infecções relacionadas ao sexo. Saúde e Pesqui. 2017; 10(2):243-50. doi: 10.17765/2176-9206.2017v10n2p243-250.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/aids e das Hepatites Virais. Prevenção Combinada do HIV/Bases conceituais para profissionais, trabalhadores(as) e gestores(as) de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [citado 2018 Nov 16]. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/prevencao-combinada-do-hiv-bases-conceituais-para-profissionais-trabalhadoresas-e-gestores.
Oliveira ADS, Nery IS, Gir E, Araújo TME, Júnior FOB. Conhecimentos, atitudes e práticas sobre HIV/aids de mulheres que fazem sexo com mulheres. Rev Enferm UFPE on line. 2017; 11(7):2736-42. doi: 0.5205/reuol.10939-97553-1-RV.1107201712.
Almeida SA, Almeida JN, Trigueiro DRSG, Barrêto AJR, Silva DM, Silva LM. Prevenção do HIV no contexto escolar: o que temos e o que queremos. J Res Fundam Care Online. 2014; 6(supl.):60-70. doi: 10.9789/2175-5361.2014.v6i5.60-70.
UNAIDS/ONUSIDA. Chegando a zero: estratégia do UNAIDS/ONUSIDA 2011-2015. Brasília: UNAIDS/ONUSIDA; 2010 [citado 2018 Nov 16]. Disponível em: http://www.unodc.org/documents/hiv-aids/publications/Other_Publications/O_UNAIDSStrategyGettingToZero_2010_PO.pdf.
Rodrigues CP, Wechsler AM. A sexualidade no ambiente escolar: a visão dos professores de educação infantil. Cad Educ Ensino Soc. 2014; 1(1):89-104.
Santos KB, Murta SG. Influência dos pares e educação por pares na prevenção à violência no namoro. Psicol Cienc Prof. 2016; 36(4):787-800. doi: 10.1590/1982-3703000272014.
Santos, MP, Farre AGMC, Bispo MS, Sousa LB, Marinho DDT. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: educação por pares. Rev Baiana Enferm. 2017; 31(3):e21505. doi: 10.18471/rbe.v31i3.21505.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fernanda Nahara Carvalho Dossantos, Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Vanessa Pinheiro Barreto, Francisco Hudson da Rocha Costa, Eliabe Rodrigues de Medeiros, Alexsandra Rodrigues Feijão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.