Conhecimento sobre desenvolvimento neuropsicomotor da criança
Palabras clave:
Desenvolvimento infantil. Políticas públicas. Educação infantil.Resumen
Estudo de caso de uma creche pública com objetivo de quantificar o conhecimento de pais e professores sobre desenvolvimento infantil e relacionar com o Programa Bolsa Família. Foram colhidos os dados sociodemográficos das famílias e aplicado o Inventário de Conhecimento do Desenvolvimento Infantil. Estimou-se o conhecimento sobre desenvolvimento infantil por subgrupos e realizou-se a estatística descritiva com medidas de tendência central e de dispersão. Para comparação entre os dados dos subgrupos, utilizou-se o teste t de Student. O grau da correlação entre as variáveis escolaridade e escore do inventário foi medido pelo coeficiente de correlação de Pearson. O percentual de acertos no inventário foi de 64,8% entre as mães beneficiárias do Programa Bolsa Família e de 68,2% entre as não beneficiárias. Entre os profissionais da creche o percentual de acertos do inventário foi de 66,7%. Apesar do Programa Bolsa Família inferir que uma maior participação das mães em atividades que abordam o desenvolvimento infantil, melhorariam o conhecimento sobre este tema, não foi demonstrada esta influência. O conhecimento das mães sobre o desenvolvimento infantil pode ser atribuído, por exemplo, à experiência da maternidade em si. As profissionais não exibiram maior conhecimento sobre o tema, o que poderia atentar para a necessidade de programas de educação continuada.Descargas
Citas
BAHIA, C.C.S.; MAGALHÃES, C.M.C.; PONTES, F.A.R. Crenças de mães e professoras sobre o desenvolvimento da criança. Fractal- Revista de Psicologia, Niterói, v. 23, n.1, p. 99-122, 2011.
BARROS, R.P.; CARVALHO, M.; FRANCO, S.; MENDONÇA, R.; ROSALÉM, A. Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil. Pesquisa e planejamento econômico – PPE, [online] v. 41, n.2, 2011. Disponível em < http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/issue/view/125>. Acesso em: 17 fev. 2014.
BORNSTEIN, M.H.; HAHN, C.; HAYNES, O.M. Maternal Personality, Parenting Cognitions and Parenting Practices. Developmental Psychology, Washington, DC, v. 47, n. 3, p. 658-675, 2011.
BRASIL. Lei no 10.836 de 09 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, n. 7, seção 1, p.1, 12 jan 2004a.
BRASIL. Portaria interministerial MS/MDS nº 2.509. Dispõe sobre as atribuições e normas para a oferta e o monitoramento das ações de saúde relativas às condicionalidades das famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família. Diário Oficial da União, Brasília, n. 223, seção 1, p.58, 22/11/2004b.
CORREA, L.S. Concepções de desenvolvimento e práticas de cuidado à criança em ambiente de abrigo na perspectiva do nicho desenvolvimental. Dissertação (Mestrado) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém do Pará (PA). 2011.
FERNALDL, C.H.; GERTLER, P.J.; NEUFELD, L.M. The Importance of Cash in Conditional Cash Transfer Programs for Child Health, Growth and Development: An Analysis of Mexico’s Oportunidades. Lancet, v.371, n. 9615, p. 828-837, 2008. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2779574/pdf/nihms42380.pdf >. Acesso em: 17 fev. 2014.
GAZIANO, C. Antecedents of Knowledge Gaps: Parenting Knowledge and Early Childhood Cognitive Development-Review and Call for Research. The Open Communication Journal, [online] v. 6, p. 17-28, 2012. Diaponível em: http://benthamopen.com/tocommj/articles/V006/17TOCOMMJ.pdf. Acesso em: 17 fev. 2014.
HESS, C.R.; TETI, D.M.; HUSSEY-GARDNER, B. Self-efficacy and parenting of high-risk infants: The moderating role of parent knowledge of infant development. Applied Developmental Psychology, v.25, n.4, p. 423-437, jul-ago. 2004.
HUANG, K.; CAUGHY, M.O.; GENEVRO, J.L.; MILLER, T.L. Maternal knowledge of child development and quality of parenting among White, African-American and Hispanic mothers. Applied Developmental Psychology, v. 26, n.2, p. 149–170, mar-abr. 2005.
JAHROMI, L.B.; AMY, B.G.; ADRIANA, J.U.T.; KIMBERLY, A.U.; RUSSELL, B.T. Family Context, Mexican-Origin Adolescent Mothers’ Parenting Knowledge, and Children’s Subsequent Developmental Outcomes. Child Development, 2013. Early View (Online Version of Record published before inclusion in an issue). DOI: 10.1111/cdev.12160.
LIMA, A.B.R.; BHERING, E. Um Estudo sobre Creches com Ambiente de Desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.129, p. 573-96, set-dez. 2006.
LORDELO, E.R. Contexto e desenvolvimento humano: quadro conceitual. In: Lordelo E, Carvalho AMA, Koller SH(Org). Infancia Brasileira e Contextos de Desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo: Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2002. p. 5-18.
MARANHÃO, D.G.; SARTI, C.A. Cuidado compartilhado: negociações: entre famílias e profissionais em uma crèche. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.11, n.22, p.257-70, 2007.
MCPHEE, D. Knowledge of Infant Development Inventory - KIDI. ETS - Test Collection Not published. 1983.
MOURA, M.L.S.; RIBAS JR, R.C.; PICCININI, C.A.; BASTOS, A.C.S.; MAGALHÃES, C.M.C.; VIEIRA, M.L.; SALOMÃO,N.M.R.; SILVA, A.M.P.M.; SILVA, A.K. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n.3, p. 421-29, set-dez. 2004.
OLIVEIRA, F.C.C.; COTTA, R.M.M.; RIBEIRO, A.Q.; SANT´ANNA, L.F.R.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C.C. Estado nutricional e fatores determinantes do déficit estatural em crianças cadastradas no Programa Bolsa Família. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 20, n.1, p. 7-18, mar. 2011a.
OLIVEIRA, F.C.C.; COTTA, R.M.M.; SANT´ANNA, L.F.R.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI ,S.C.C. Programa Bolsa Família e estado nutricional infantil: desafios estratégicos. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16. n.7, p. 3307-16, jul. 2011b.
OLIVEIRA, F.L.; CAVALLIERI, F. As estimativas recentes para a população infantil no município do rio de janeiro e o atendimento na rede escolar municipal. Rio de Janeiro: IPP/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008 (Coleção Estudos Cariocas). Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estudoscariocas/download/2396_as%20estimativas%20recentes%20para%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20no%20rio%20de%20janeiro.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2014.
RIBAS, A.F.P.; RIBAS JR, R.C.; VALENTE, A.A. Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empírica. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 16, n.3, p. 28-38, dez. 2006.
RIBAS JR ,R.C.; MOURA, M.L.S.; BORNSTEIN, M.H. Cognições maternas acerca da maternidade e do desenvolvimento humano: uma contribuição ao estudo da psicologia parental. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 17, n.1, p. 104-13, abr. 2007.
______. Socioeconomic status in Brazilian psychological research: II. Socioeconomic status and parenting knowledge. Estudos de Psicologia, Natal, v.8, n.3, p. 385-392, set-dez. 2003.
RIBAS JR, R. C.; BONRSTEIN, M.H. Parenting Knowledge: Similarities and Differences in Brazilian Mothers and Fathers. Interamerican Journal of Psychology, [on line] v.39, n.1, p. 5-12, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28439102. Acesso em: 17 fev. 2014.
SALDIVA, S.R.D.M.; SILVA, L.F.F.; SALDIVA, P.H.N. Avaliação antropométrica e consumo alimentar em crianças menores de cinco anos residentes em um município da região do semiárido nordestino com cobertura parcial do Programa Bolsa Família. Revista de Nutrição, [online] v. 23, n.2, p. 221-29, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732010000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 fev. 2014
SUSMAN-STILLMANA, A.; PLEUSSB, J.; ENGLUND, M.M. Attitudes and beliefs of family- and center-based child care providers predict differences in caregiving behavior over time. Early Childhood Research Quarterly, [online] v. 28, n.4, p. 905–17, 2013.
TUDGE, J.R.H.; ODERO, D.; PICCININI, C.A.; DOUCET, F.; SPERB, T.M.; LOPES, R.S. A Window Into Different Cultural Worlds: Young Children’s Everyday Activities in the United States, Brazil, and Kenya. Child Development, [online] v. 77, n.5, p. 1446-69, set-out. 2006.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.