PIELONEFRITE ENFISEMATOSA: REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA A PROPÓSITO DE RELATO DE CASO ATÍPICO

Autores

  • Mário Lúcio Cerqueira Prota Junior ufjf
  • Guilherme Moreira Ferreira ufjf
  • Humberto Lopes ufjf
  • Karina Peisino do Amaral UFJF

Palavras-chave:

Pielonefrite. Infecções Urinárias. Infecções Bacterianas. Doenças Urológicas. Diabetes Mellitus.

Resumo

A pielonefrite enfisematosa é uma grave e rara infecção renal aguda, caracterizada por presença de ar no parênquima renal e tecidos circunvizinhos, levando a alterações sistêmicas importantes, observada sobretudo em pacientes diabéticos, apresentando mortalidade significativa.

Mudanças no manejo desta doença foram introduzidas ao longo dos anos estabelecendo uma nova abordagem terapêutica através de técnicas menos invasivas  que resultaram em redução da morbidade e da mortalidade.

Em concordância com as publicações mais recentes alguns fatores prognósticos devem ser levados em consideração, bem como o grau de extensão da lesão à Tomografia Computadorizada, e a evolução clínica do paciente objetivando o plano terapêutico mais adequado.

O caso relatado expõe epidemiologia incomum (idade, sexo) em relação à apresentação típica da doença e  nos mostra que a pielonefrite enfisematosa deve estar em mente como diagnóstico diferencial das infecções urinárias complicadas.

Por fim confirmamos que a abordagem conservadora, com tratamento através de antibioticoterapia e drenagem percutânea, é efetiva desde que observados criteriosamente a indicação terapêutica para cada caso.

Palavras chave: Pielonefrite. Infecções Urinárias. Infecções Bacterianas. Doenças Urológicas. Diabetes Mellitus.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Lúcio Cerqueira Prota Junior, ufjf

DEPARTAMENTO DE CIRURGIA GERAL HU UFJF

Guilherme Moreira Ferreira, ufjf

DEPARTAMENTO DE UROLOGIA UFJF

Humberto Lopes, ufjf

DEPARTAMENTO DE UROLOGIA DA UFJF

Karina Peisino do Amaral, UFJF

DEPARTAMENTO DE DERMATOLOGIA DA UFJF

Downloads

Publicado

2010-11-05

Como Citar

1.
Prota Junior MLC, Ferreira GM, Lopes H, do Amaral KP. PIELONEFRITE ENFISEMATOSA: REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA A PROPÓSITO DE RELATO DE CASO ATÍPICO. hu rev [Internet]. 5º de novembro de 2010 [citado 31º de março de 2023];36(2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/980

Edição

Seção

Relato de Caso