Desenvolvimento de competências não técnicas mediadas pelo ensino baseado em simulação para enfermeiros: uma scoping review
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.44460Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Competência Profissional, Enfermagem, Cuidados CríticosResumo
Introdução: O potencial do ensino baseado em simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades não técnicas é reconhecido, contudo sua contribuição para a qualificação de enfermeiros em terapia intensiva permanece pouco explorada. Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre a contribuição do ensino baseado em simulação no desenvolvimento de competências não técnicas a enfermeiros no atendimento a pessoas em situação crítica. Material e Método: Trata-se de uma scoping review pautada nas recomendações do Joanna-Briggs Institute. Foram consultadas seis bases de dados eletrônicas, sem delimitação temporal, entre junho e setembro de 2022. O processo de seleção de estudos e de extração de dados foi realizado por dois revisores independentes. Resultados: Doze artigos foram selecionados, sendo que em seis deles a simulação clínica foi utilizada para o desenvolvimento de competências comportamentais; em dois, para as competências cognitivas e em um, para as competências relacionais. Conclusão: A simulação clínica bem planejada realizada em unidades de simulação ou in situ e utilizando simuladores de alta fidelidade e outros recursos que garantam o alcance de níveis elevados de fidelidade, cria as condições necessárias para o desenvolvimento de competências não técnicas da dimensão cognitiva, comportamental e relacional em enfermeiros que assistem pessoas em situação crítica.
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