Desenvolvimento de competências não técnicas mediadas pelo ensino baseado em simulação para enfermeiros: uma scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.44460

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Competência Profissional, Enfermagem, Cuidados Críticos

Resumo

Introdução: O potencial do ensino baseado em simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades não técnicas é reconhecido, contudo sua contribuição para a qualificação de enfermeiros em terapia intensiva permanece pouco explorada. Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre a contribuição do ensino baseado em simulação no desenvolvimento de competências não técnicas a enfermeiros no atendimento a pessoas em situação crítica. Material e Método: Trata-se de uma scoping review pautada nas recomendações do Joanna-Briggs Institute. Foram consultadas seis bases de dados eletrônicas, sem delimitação temporal, entre junho e setembro de 2022. O processo de seleção de estudos e de extração de dados foi realizado por dois revisores independentes. Resultados: Doze artigos foram selecionados, sendo que em seis deles a simulação clínica foi utilizada para o desenvolvimento de competências comportamentais; em dois, para as competências cognitivas e em um, para as competências relacionais. Conclusão: A simulação clínica bem planejada realizada em unidades de simulação ou in situ e utilizando simuladores de alta fidelidade e outros recursos que garantam o alcance de níveis elevados de fidelidade, cria as condições necessárias para o desenvolvimento de competências não técnicas da dimensão cognitiva, comportamental e relacional em enfermeiros que assistem pessoas em situação crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Armstrong P, Peckler B, Pilkinton-ching J, Mcquade D, Rogan A. Effect of simulation training on nurse leadership in a shared leadership model for cardiopulmonary resuscitation in the emergency department. Emerg Med Australas. 2020; 33(2):1-20. doi: 10.1111/1742-6723.13605

Peltonen V, Peltonen LM, Salantera S, Hoppu S, Elomaa J, Pappila T et al. An observational study of technical and non-technical skills in advanced life support in the clinical setting. Resuscitation. 2020; 153:162-8. doi: 10.1016/j.resuscitation.2020.06.010

Amendoeira JJPM, Carvalho EC, Ferreira MRSCF. A simulação em enfermagem no desenvolvimento de competências não técnicas em contexto de emergência pré-hospitalar: survey. Rev Servir. 2019; 60(2):14-22. doi: 10.48492/servir021-2.24489

Flin R, O’Conner P, Crichton M. Safety at the sharp end: a guide to non-technical skills. Aldershot: Ashgate Publ; 2008.

Kodate N, Ross A, Anderson JE, Flin R. Non-technical skills (NTS) for enhancing patient safety: achievements and future directions. Jap J Qual Saf Health Care. 2012; 7(4):360-70.

Carvalho ECC. A look at the non-technical skills of nurses: simulation contributions. Rev Latino-Am Enfermagem. 2016; 24:e2791. doi: 10.1590/1518- 8345.0000.2791

Cazañas EF, Prado RL, Nascimento TF, Tonhom SF R, Marin MJS. Simulation in nursing baccalaureate courses of Brazilian educational institutions. Rev Bras Enferm. 2021; 74(Suppl 5):e20190730. doi: 10.1590/0034-7167-2019-0730

Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Baldini SC, Khalil H, Parker D. Chapter 11: scoping reviews. In: Aromataris E, Munn Z (editors). Joanna Briggs Institute reviewer's manual [Internet]. JBI; 2021. doi: 10.46658/JBIMES-20-12

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018; 169(7):467-73. doi: 10.7326/M18-0850

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan: a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews. 2016; 5:210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4

Colman N, Figueroa J, McCracken C, Hebbar KB. Can simulation-based team training impact teamwork at the bedside in a pediatric intensive care unit? J Pediatr Intensive Care. 2019a; 8(4):195-203. doi: 10.1055/s-0039-1688928

Colman N, Figueroa J, McCracken C, Hebbar KB. Simulation-based team taining improves team performance among pediatric intensive care unit staff. J Pediatr Intensive Care. 2019b; 8(2):83-91. doi: 10.1055/s-0038-1676469

Eisenmann D, Stroben F, Gerken JD, Exadaktylos AK, Machner M, Hautz WE. Interprofessional emergency training leads to changes in the workplace. West J Emerg Med. 2018; 19(1):185-92. doi: 10.5811/westjem.2017.11.35275

Haske D, Dorau W, Heinemann N, Estoque JP, Schempf B. Development of an adapted decision-making model to improve reasoning and risk assessment in an emergency team: a prospective simulation study. Medicina (Kaunas). 2019; 55(7):339. doi: 10.3390/medicina55070339

Manggala SK, Tantri AR, Sugiarto A, Sianipar IR, Prasetyono TOH. In-situ simulation training for better interprofessional team performance in the transfer of critically ill patients with COVID-19: a prospective randomized control trial. Postgrad Med J. 2022; 98(1162):617-21. doi: 10.1136/postgradmedj-2021-141426

Rababa M, Bani-Hamad D, Hayajneh AA. The effectiveness of branch simulations in improving nurses' knowledge, attitudes, practice and decision-making related to the assessment and management of sepsis. Nurse Educ Today. 2022; 110:105270. doi: 10.1016/j.nedt.2022.105270

Yang SY. Effectiveness of neonatal emergency nursing education through simulation training: flipped learning based on Tanner's Clinical Judgement Model. Nurs Open; 8(3):1314-24. doi: 10.1002/nop2.748

Coolen E, Draaisma J, Loeffen J. Measuring situation awareness and staff effectiveness in pediatric acute care using the global situation assessment technique. Eu J Pediatr. 2019; 178(6):837-50. doi: 10.1007/s00431-019-03358-z

Chamberland C, Hodgetts HM, Kramer C, Breton E, Chiniara G, Tremblay S. The critical nature of debriefing in high-fidelity simulation-based training to improve team communication in emergency resuscitation. App Psychol Cognition. 2018; 32(6):727-38. doi: 10.1002/acp.3450

Emani SS, Allan CK, Forster T, Fisk AC, Lagrasta C, Zheleva B et al. Simulation training improves team dynamics and performance in a resource-poor cardiac intensive care unit. Ann Pediatr Cardiol. 2018; 11(2):130-6. doi: 10.4103/apc.APC_117_17

Munroe B, Curtis K, Murphy M, Strachan L, Considina J, Hardy J et al. A structured framework improves clinical patient assessment and non-technical skills of early-career emergency nurses: a pre-post study using full immersion simulation. J Clin Nurs. 2016; 25(15-16):2262-74. doi: 10.1111/jocn.13284

Meurling L, Hedman L, Sandahl C, Felländer-Tsai L, Wallin CJ. Systematic simulation-based staff training in a Swedish intensive care unit: a diverse response across critical care professions. BMJ Qual Saf. 2013; 22(6): 485-94. doi: 10.1136/bmjqs-2012-000994

Lioce L, Lopreiato J, Downing D, Chang TP, Robertson JM, Anderson M, Spain AE. Healthcare simulation dictionary. 2nd. ed. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality; 2020. doi: 10.23970/simulationv2

INACSL Standards Committee. Healthcare simulation standards of best practiceTM simulation design. Clinical Simulation in Nursing. 2021; 58:14-21. doi: 10.1016/j.ecns.2021.08.009

INACSL Standards Committee. Healthcare simulation standards of best practiceTM facilitation. Clinical Simulation in Nursing. 2021; 58:22-6. doi: 10.1016/j.ecns.2021.08.010

INACSL Standards Committee. Healthcare simulation standards of best practiceTM prebriefing: preparation and briefing. Clinical Simulation in Nursing. 2021; 58:9-13. doi: 10.1016/j.ecns.2021.08.008

INACSL Standards Committee. Healthcare simulation standards of best practiceTM the debriefing process. Clinical Simulation in Nursing. 2021; 58:27-32. doi: 10.1016/j.ecns.2021.08.011

Nunes JGP, Amendoeira JJP, Cruz DALM, Lasater K, Morais SCRV, Carvalho EC. Clinical judgment and diagnostic reasoning of nursing students in clinical simulation. Rev Bras Enferm. 2020; 73(6):e20180878. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0878

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

1.
Souza RS, Dias AAL, Silva SL da, Figueiredo RM de, Silva MJR da, Amendoeira JJP. Desenvolvimento de competências não técnicas mediadas pelo ensino baseado em simulação para enfermeiros: uma scoping review. HU Rev [Internet]. 12º de julho de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];50:1-11. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/44460

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.