Desenvolvimento de competências não técnicas mediadas pelo ensino baseado em simulação para enfermeiros: uma scoping review

Autores/as

  • Raissa Silva Souza Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ana Angélica Lima Dias Universidade Federal de São João del-Rei https://orcid.org/0000-0003-4340-004X
  • Samara Larissa da Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Rosely Moralez de Figueiredo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-0131-4314
  • Mário João Ribeiro da Silva Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém https://orcid.org/0000-0002-2434-4356
  • José Joaquim Penedos Amendoeira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Santarém https://orcid.org/0000-0002-4464-8517

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.44460

Palabras clave:

Treinamento por Simulação, Competência Profissional, Enfermagem, Cuidados Críticos

Resumen

Introdução: O potencial do ensino baseado em simulação clínica para o desenvolvimento de habilidades não técnicas é reconhecido, contudo sua contribuição para a qualificação de enfermeiros em terapia intensiva permanece pouco explorada. Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre a contribuição do ensino baseado em simulação no desenvolvimento de competências não técnicas a enfermeiros no atendimento a pessoas em situação crítica. Material e Método: Trata-se de uma scoping review pautada nas recomendações do Joanna-Briggs Institute. Foram consultadas seis bases de dados eletrônicas, sem delimitação temporal, entre junho e setembro de 2022. O processo de seleção de estudos e de extração de dados foi realizado por dois revisores independentes. Resultados: Doze artigos foram selecionados, sendo que em seis deles a simulação clínica foi utilizada para o desenvolvimento de competências comportamentais; em dois, para as competências cognitivas e em um, para as competências relacionais. Conclusão: A simulação clínica bem planejada realizada em unidades de simulação ou in situ e utilizando simuladores de alta fidelidade e outros recursos que garantam o alcance de níveis elevados de fidelidade, cria as condições necessárias para o desenvolvimento de competências não técnicas da dimensão cognitiva, comportamental e relacional em enfermeiros que assistem pessoas em situação crítica.

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Publicado

2024-07-12

Cómo citar

1.
Souza RS, Dias AAL, Silva SL da, Figueiredo RM de, Silva MJR da, Amendoeira JJP. Desenvolvimento de competências não técnicas mediadas pelo ensino baseado em simulação para enfermeiros: uma scoping review. HU Rev [Internet]. 12 de julio de 2024 [citado 17 de julio de 2024];50:1-11. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/44460

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