Perfil Cardiovascular e Risco de Eventos Coronarianos dos Usuários Atendidos na Liga de Hipertensão Arterial do HU/UFJF.
Palavras-chave:
Saúde HumanaResumo
Tendo como base avaliar o risco de doença arterial coronariana em hipertensos, utilizamos o escore de Framingham e sua associação com fatores de risco emergentes. Foi realizado um estudo transversal, com 80 pacientes em acompanhamento no ambulatório da Liga de Hipertensão Arterial do Serviço de Nefrologia do HU/CAS, no período de janeiro a abril de 2011. A amostra foi estratificada em dois grupos quanto ao risco cardiovascular em 10 anos: o primeiro apresentou ≤ 20%, enquanto o segundo > 20% de probabilidade de apresentar um evento cardiovascular. Encontrou-se um baixo risco em 45%, médio 12,5% e 42,5% alto. Houve associação significativa entre risco cardiovascular e as variáveis: circunferência abdominal (p= 0,001), índice de massa corporal (p=0,003), triglicérides (p=0,028). Um terço da amostra apresentou alto risco cardiovascular pelo escore de Framingham. O risco de desenvolvimento da doença arterial coronariana associou-se, principalmente, a fatores relacionados ao estilo de vida.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.