AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

(DES)CONTINUIDADES DOS DISCURSOS NO CONTEXTO NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48899

Resumo

Neste artigo analisam-se documentos nacionais que discutem e propõem parâmetros, diretrizes e indicadores de avaliação da qualidade de Educação Infantil. O corpus da pesquisa é composto de documentos elaborados por órgãos governamentais nacionais (Brasil, 2006a, 2006b, 2006c, 2009, 2012, 2015, 2018) e, também aqueles vinculados a fundações privadas e que tiveram ampla divulgação como os Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação infantil da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV, 2020). Para análise, optou-se pela aplicação da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Nos documentos formulados no período de 2006-2018, observou-se que o conceito de qualidade era compreendido como algo socialmente e culturalmente construído, mas reconhecia-se a existência de aspectos inegociáveis no atendimento às crianças. Nos documentos formulados posteriormente, identifica-se um intento de legitimar uma definição de qualidade, valendo-se, sobretudo, de estudos científicos advindos do campo da neurociência e da economia, além de uma responsabilização dos docentes para atingir determinados indicadores. Com isso, infere-se que há uma descontinuidade nas discussões, a partir da revisão dos Parâmetros Nacionais (Brasil, 2018) o que, coincide com uma fragilização de organismos e políticas nacionais e, consequentemente, emergência de uma perspectiva neoliberal de compreender a educação. 

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Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu/UPF, na Linha de Pesquisa 2: Processos Educativos e Linguagem. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC/CAPES II). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Educação Científica e Tecnológica (UPF)" e "A Representação do Olhar da Criança sobre a Escola de Educação Infantil" (UNIVATES). Mestre em Ensino (UNIVATES, 2018), Especialização em Educação e Saberes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IFSul, 2022) e Graduado em Pedagogia (UNIVATES, 2016). Professor nas redes públicas de Arroio do Meio/RS e Lajeado/RS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil. Práticas de Ensino. Ensino por Investigação.

Adriano Ineia, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental (PPGeng), com área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Educação pela (UPF).

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências e mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Física e graduado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e graduado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porfessor dos cursos de Pedagogia e Física. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Científica e Tecnológica (GruPECT) cadastrado no CNPq e atual Diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da Universidade de Passso Fundo.

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Publicado

2025-12-20

Como Citar

Lorenzon, M., Ineia, A., & Darroz, L. M. (2025). AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: (DES)CONTINUIDADES DOS DISCURSOS NO CONTEXTO NACIONAL. Educação Em Foco, 30(1), e30084. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48899

Edição

Seção

Artigos