UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47502

Resumo

É perceptível uma certa resistência dos alunos da Educação Básica com o ensino da Geografia, em especial da Geografia Física. Este processo é consequência, dentre outros fatores, do fato desta ciência ser constituída por diversos conceitos que muitas vezes são absorvidos pelos alunos pelo método da memorização, sem nenhuma reflexão e contextualização da sua realidade. Para superação dessa abordagem limitada e arcaica, necessita-se que o professor não somente se aproprie dos conceitos estruturadores dessa ciência, mas também do conhecimento sobre como se dá o desenvolvimento cognitivo de seu aluno. O presente artigo baseou-se na reflexão teorizada de uma sequência didática regida em uma escola estadual do município de Alfenas no estado de  Minas Gerais, durante o Estágio Supervisionado do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas. O artigo foi escrito à luz da teoria vygotskyana sobre as fases da construção dos conceitos científicos. Aplicou-se essa teoria para a construção de conceitos geográficos em uma turma de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam a importância da internalização dos conceitos pelos alunos, a fim de que estes se apropriem do conhecimento, utilizando-o como instrumento para analisarem o mundo a sua volta.

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Biografia do Autor

Laryssa Lucas Campos Micheline, UNIFAL-MG

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade
Federal de Alfenas - UNIFAL. Licenciada em Geografia pela Universidade
Federal de Alfenas - UNIFAL (2023). Atuou como Assessora Técnico-
pedagógica no projeto de formação continuada, intitulado como "Educação do
campo, transformando vidas" (2023). Foi bolsista na modalidade Bolsa de
Iniciação Científica da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e
Extensão de Alfenas (FACEPE) no Projeto de Extensão denominado: O
repensar da Escola Rural: Formação em Educação do Campo na EM Orlando
Paulino da Costa (2022 - 2023), realizado em Alfenas-MG. Possui interesse
nas áreas de Geografia e Educação do Campo.

Sandra de Castro de Azevedo, UNIFAL-MG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela
Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia (Geografia
Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora
Associada na Universidade Federal de Alfenas. Atuou na Secretaria Estadual
de Ensino de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental
II e Médio por dez anos e na - Secretaria Municipal de Educação da cidade de
São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental por dois anos.
Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação
do Campo, Formação de professores e Cidades Médias e Pequenas.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

Micheline, L. . L. C. ., & Azevedo, S. D. C. de . (2025). UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Educação Em Foco, 30(1), e30056. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47502

Edição

Seção

Artigos