UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47502

Resumen

É perceptível uma certa resistência dos alunos da Educação Básica com o ensino da Geografia, em especial da Geografia Física. Este processo é consequência, dentre outros fatores, do fato desta ciência ser constituída por diversos conceitos que muitas vezes são absorvidos pelos alunos pelo método da memorização, sem nenhuma reflexão e contextualização da sua realidade. Para superação dessa abordagem limitada e arcaica, necessita-se que o professor não somente se aproprie dos conceitos estruturadores dessa ciência, mas também do conhecimento sobre como se dá o desenvolvimento cognitivo de seu aluno. O presente artigo baseou-se na reflexão teorizada de uma sequência didática regida em uma escola estadual do município de Alfenas no estado de  Minas Gerais, durante o Estágio Supervisionado do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas. O artigo foi escrito à luz da teoria vygotskyana sobre as fases da construção dos conceitos científicos. Aplicou-se essa teoria para a construção de conceitos geográficos em uma turma de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam a importância da internalização dos conceitos pelos alunos, a fim de que estes se apropriem do conhecimento, utilizando-o como instrumento para analisarem o mundo a sua volta.

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Biografía del autor/a

Laryssa Lucas Campos Micheline, UNIFAL-MG

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade
Federal de Alfenas - UNIFAL. Licenciada em Geografia pela Universidade
Federal de Alfenas - UNIFAL (2023). Atuou como Assessora Técnico-
pedagógica no projeto de formação continuada, intitulado como "Educação do
campo, transformando vidas" (2023). Foi bolsista na modalidade Bolsa de
Iniciação Científica da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e
Extensão de Alfenas (FACEPE) no Projeto de Extensão denominado: O
repensar da Escola Rural: Formação em Educação do Campo na EM Orlando
Paulino da Costa (2022 - 2023), realizado em Alfenas-MG. Possui interesse
nas áreas de Geografia e Educação do Campo.

Sandra De Castro de Azevedo, UNIFAL-MG

Es licenciado en Geografía por la Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), maestría en Geografía (Geografía Humana) de Universidad de São Paulo (2006) y Doctor en Geografía (Geography Humana) de la Universidad de São Paulo (2011). Actualmente es Profesora Asociado de la Universidad Federal de Alfenas. Trabajó en la Secretaría de Estado. de São Paulo como profesora de geografía en la escuela primaria II y Secundaria durante diez años y en la - Secretaría Municipal de Educación de la ciudad de São Paulo como profesora de geografía en la escuela primaria durante dos años. Actualmente desarrollando investigaciones en el área de la Enseñanza de la Geografía, Educación del Campo, Formación Docente y Ciudades Medianas y Pequeñas.            

Publicado

2025-10-16

Cómo citar

Micheline, L. . L. C. ., & Azevedo, S. D. C. de . (2025). UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INTERNALIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Educação Em Foco, 30(1), e30056. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47502