DESPERTANDO O INTERESSE POR PANC NO AMBIENTE ESCOLAR RURAL

UMA ABORDAGEM PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48995

Resumo

A crescente busca por diversificação alimentar e práticas sustentáveis direciona o interesse para as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), espécies vegetais com significativo potencial nutritivo e ecológico, frequentemente negligenciadas apesar de sua ocorrência abundante em diversos ambientes. Reconhecendo o contexto escolar como espaço estratégico para a conscientização sobre alimentação saudável, a presente pesquisa objetivou incentivar o cultivo e o consumo de PANCs em um cenário escolar rural. Para tanto, desenvolveu-se uma intervenção que envolveu palestra informativa, atividade prática de plantio e degustação de pratos elaborados com PANCs. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de caderno de campo e questionário aplicado aos estudantes participantes. Os resultados revelaram um desconhecimento inicial das PANCs pelos alunos, embora residam em zona rural. Após a intervenção, os estudantes demonstraram compreensão do termo PANCs, expressaram satisfação com os pratos degustados e manifestaram a intenção de compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, visando a introdução dessas plantas na alimentação familiar. A pesquisa destaca o potencial de intervenções educativas no ambiente escolar para a valorização das PANCs e a promoção de hábitos alimentares mais diversificados e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielly Vieira de Brito, UFRRJ

Doutoranda no Programa Binacional de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ). Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba (2015), com sólida formação em Educação, possuindo graduação em Letras/Português pela Universidade Metropolitana de Santos (2023). Possui vasta experiência como professora no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, atuando como coordenadora de área. Desenvolve projetos inovadores e multidisciplinares voltados à diversidade cultural, educação ambiental e agrícola, demonstrando um perfil multidisciplinar e engajado com a educação em diversos níveis e contextos.  Interesse em estudos sobre Educação do Campo, Práticas Pedagógicas e Agricultura Familiar. Especializações em Práticas Pedagógicas (IFES, 2022), Educação do Campo (UCAM, 2017), Gestão Escolar Integrada (UCAM, 2016) e Ensino Religioso (Multivix, 2016). Acredito que a educação é a chave para um futuro mais sustentável e busco aplicar meus conhecimentos para promover a justiça social e ambiental no meio rural.

Wanderley da Silva, UFRRJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, diversidade cultural, autonomia e novas tecnologias. Professor Associado de Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ/PPGEA e Professor Coordenador do CEDERJ, Fundamentos da Educação I. 

Downloads

Publicado

2025-10-10

Como Citar

Brito, F. V. de ., & Brito, W. de. (2025). DESPERTANDO O INTERESSE POR PANC NO AMBIENTE ESCOLAR RURAL : UMA ABORDAGEM PRÁTICA. Educação Em Foco, 30(1), e30053. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48995

Edição

Seção

Artigos