DESPERTANDO O INTERESSE POR PANC NO AMBIENTE ESCOLAR RURAL
UMA ABORDAGEM PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48995Resumen
A crescente busca por diversificação alimentar e práticas sustentáveis direciona o interesse para as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), espécies vegetais com significativo potencial nutritivo e ecológico, frequentemente negligenciadas apesar de sua ocorrência abundante em diversos ambientes. Reconhecendo o contexto escolar como espaço estratégico para a conscientização sobre alimentação saudável, a presente pesquisa objetivou incentivar o cultivo e o consumo de PANCs em um cenário escolar rural. Para tanto, desenvolveu-se uma intervenção que envolveu palestra informativa, atividade prática de plantio e degustação de pratos elaborados com PANCs. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de caderno de campo e questionário aplicado aos estudantes participantes. Os resultados revelaram um desconhecimento inicial das PANCs pelos alunos, embora residam em zona rural. Após a intervenção, os estudantes demonstraram compreensão do termo PANCs, expressaram satisfação com os pratos degustados e manifestaram a intenção de compartilhar o conhecimento adquirido com seus familiares, visando a introdução dessas plantas na alimentação familiar. A pesquisa destaca o potencial de intervenções educativas no ambiente escolar para a valorização das PANCs e a promoção de hábitos alimentares mais diversificados e sustentáveis.
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