"Robótica é Coisa de Menina"
Reflexões sobre uma experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48885Resumo
A presente pesquisa, recorte de uma dissertação de mestrado, acompanhou um projeto que buscou incluir um grupo de meninas em uma iniciativa tecnológica envolvendo a robótica educacional. O objetivo da ação foi propor um trabalho inclusivo que incentivasse a participação de meninas em projetos de robótica. O enredo surgiu da inquietação ao se observar que o mundo acadêmico e profissional é predominantemente masculino. Entende-se que a educação é um meio de formação cidadã, capaz de reduzir desigualdades e incluir aqueles que, por diversos motivos, são excluídos dos setores mais relevantes da sociedade. Todo o processo teve caráter qualitativo, adotando-se a observação participante como estratégia metodológica. A investigação sobre essa experiência foi dividida em três etapas: (i) estudo teórico sobre as questões de inclusão e exclusão de meninas em atividades científicas e tecnológicas; (ii) acompanhamento do projeto; e (iii) reflexões sobre a experiência vivenciada. O percurso deste projeto evidenciou que as olimpíadas de robótica constituem um importante epicentro para estimular a inserção de alunas em projetos dessa natureza. Iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento de habilidades pessoais, como o trabalho em equipe, a solidariedade e a capacidade de diálogo. Esta pesquisa demonstrou às estudantes que a ciência é um campo que possui espaço para todas as pessoas, influenciando-as em suas futuras escolhas profissionais e empoderando-as a fim de que possam incentivar mais meninas a ingressarem no mundo da ciência.
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