"Robótica é Coisa de Menina"

Reflexões sobre uma experiência formativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48885

Resumen

A presente pesquisa, recorte de uma dissertação de mestrado, acompanhou um projeto que buscou incluir um grupo de meninas em uma iniciativa tecnológica envolvendo a robótica educacional. O objetivo da ação foi propor um trabalho inclusivo que incentivasse a participação de meninas em projetos de robótica. O enredo surgiu da inquietação ao se observar que o mundo acadêmico e profissional é predominantemente masculino. Entende-se que a educação é um meio de formação cidadã, capaz de reduzir desigualdades e incluir aqueles que, por diversos motivos, são excluídos dos setores mais relevantes da sociedade. Todo o processo teve caráter qualitativo, adotando-se a observação participante como estratégia metodológica. A investigação sobre essa experiência foi dividida em três etapas: (i) estudo teórico sobre as questões de inclusão e exclusão de meninas em atividades científicas e tecnológicas; (ii) acompanhamento do projeto; e (iii) reflexões sobre a experiência vivenciada. O percurso deste projeto evidenciou que as olimpíadas de robótica constituem um importante epicentro para estimular a inserção de alunas em projetos dessa natureza. Iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento de habilidades pessoais, como o trabalho em equipe, a solidariedade e a capacidade de diálogo. Esta pesquisa demonstrou às estudantes que a ciência é um campo que possui espaço para todas as pessoas, influenciando-as em suas futuras escolhas profissionais e empoderando-as a fim de que possam incentivar mais meninas a ingressarem no mundo da ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hutson Roger Silva, IFAP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (UFU, 2020). Graduação em Licenciatura em Matemática (UFU, 2017), graduação em Licenciatura em Computação (IFTM, 2022), Bacharel em Física (UNINTER, 2024) e Licenciatura em Física (UFTM). Especialista em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar (Passo 1, 2019). Especialista em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação (IFTM, 2021). Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela (Estratego, 2022). Especialista em Neuropsicopedagocia (Estratego, 2023). Especialista em Tecnologias Digitais e Educação a Distância (Passo 1, 2023). Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária (IFTM, 2011). Desenvolve pesquisa e projetos de extensão na área de Robótica Educacional e Astronomia, com foco nas comunidades indígenas.

Arlindo José de Souza Junior, UFU

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

Publicado

2025-09-19

Cómo citar

Silva, H. R., & Souza Junior, A. J. de. (2025). "Robótica é Coisa de Menina": Reflexões sobre uma experiência formativa. Educação Em Foco, 30(1), e30048. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48885