BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2023)

Autores

  • Grazielle Haas Tibes Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Camila Regina Rostirola Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47635

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como a produção científica do campo da educação trata o debate sobre o Novo Ensino Médio. O levantamento das produções foi realizado no Banco de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e compreendeu o recorte temporal de 2018 a 2023. O resultado inicial da busca foi de dois mil setecentos e cinquenta e dois trabalhos. No entanto, após aplicar os filtros e os critérios de exclusão, restaram 100 pesquisas para análise, as quais foram agrupadas em quatro categorias e cinco subcategorias, a saber: 1. Novo Ensino Médio (Implementação da reforma nas escolas, Políticas que norteiam a reforma: desafios, avanços e retrocessos); 2. Formação docente e discente; 3. Currículo (Formação Geral Básica, Itinerários Formativos, BNCC); 4. Educação para o trabalho/empreendedorismo. Os resultados da análise evidenciam um maior número de publicações sobre o currículo do Novo Ensino Médio, com predominância de pesquisas em Programas de Pós-Graduação das regiões Sul e Sudeste. Também se observou um número reduzido de produções que versam sobre os temas da formação docente e discente, educação para o trabalho e o empreendedorismo. Esses aspectos sinalizam por onde podem perpassar os próximos estudos que tratam sobre o Novo Ensino Médio no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielle Haas Tibes, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação-PPGed- Unoesc. Linha de pesquisa Educação Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora do grupo GEPPeC (Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania) e GEPPAya (Grupo de Estudo e Pesquisa em políticas de Avaliação Educacional e Accountability na América Latina). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Possui especialização em Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2013) e especialização em Gestão Escolar: orientação e supervisão pela Universidade do Contestado (2015). Exerce na educação desde 2012. Atua como Supervisora na Escola de Educação Básica Sete de Setembro na cidade de Águas Frias- SC. Possui experiência em educação, com ênfase em políticas educacionais.

Camila Regina Rostirola, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Investigadora visitante do Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-Chile). Editora-Chefe da Revista Roteiro (Unoesc) e Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na Unoesc. É diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), seção Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability na América Latina. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e políticas de avaliação e responsabilização da educação básica.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Tibes, G. H. ., & Rostirola, C. R. (2025). BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2023). Educação Em Foco, 30(1), e30045. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47635

Edição

Seção

Artigos