BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2023)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47635Resumen
O artigo tem como objetivo analisar como a produção científica do campo da educação trata o debate sobre o Novo Ensino Médio. O levantamento das produções foi realizado no Banco de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e compreendeu o recorte temporal de 2018 a 2023. O resultado inicial da busca foi de dois mil setecentos e cinquenta e dois trabalhos. No entanto, após aplicar os filtros e os critérios de exclusão, restaram 100 pesquisas para análise, as quais foram agrupadas em quatro categorias e cinco subcategorias, a saber: 1. Novo Ensino Médio (Implementação da reforma nas escolas, Políticas que norteiam a reforma: desafios, avanços e retrocessos); 2. Formação docente e discente; 3. Currículo (Formação Geral Básica, Itinerários Formativos, BNCC); 4. Educação para o trabalho/empreendedorismo. Os resultados da análise evidenciam um maior número de publicações sobre o currículo do Novo Ensino Médio, com predominância de pesquisas em Programas de Pós-Graduação das regiões Sul e Sudeste. Também se observou um número reduzido de produções que versam sobre os temas da formação docente e discente, educação para o trabalho e o empreendedorismo. Esses aspectos sinalizam por onde podem perpassar os próximos estudos que tratam sobre o Novo Ensino Médio no Brasil.
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