SENTIDOS ATRIBUÍDOS À MATEMÁTICA
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48566Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar sentidos que estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia atribuem à matemática durante a trajetória deles como alunos na Educação Básica. Os dados da pesquisa decorrem de um questionário respondido por 21 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia que cursavam a partir do quarto semestre. O estudo tem como base a Teoria Histórico-Cultural (THC), de Vigotski, e a Teoria da Atividade (TA), proposta por Leontiev. Por meio da sistematização dos dados, destacam-se três eixos sendo eles: memórias das aulas de matemática na Educação Básica; aprendizagem matemática ao longo da Educação Básica; e experiências e vivências com a matemática na Educação Básica. Os resultados da pesquisa apontam que o estabelecimento de sentidos positivos e negativos no processo de ensino e aprendizagem da matemática pelos licenciandos está fortemente relacionado às vivências e às experiências, que eles tiveram, ainda quando eram estudantes da Educação Básica, especialmente à forma como se deu a compreensão dos conteúdos, à organização do ensino de matemática adotada pelo professor e aos vínculos afetivos estabelecidos entre professor e aluno. Conclui-se, que o professor, ao ser responsável pelo ensino de matemática na Educação Básica, tem grande influência no processo de aprendizagem e aproximação dos estudantes com a disciplina, mesmo em outros níveis de ensino.
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