SENTIDOS ATRIBUÍDOS À MATEMÁTICA

PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48566

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar sentidos que estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia atribuem à matemática durante a trajetória deles como alunos na Educação Básica. Os dados da pesquisa decorrem de um questionário respondido por 21 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia que cursavam a partir do quarto semestre. O estudo tem como base a Teoria Histórico-Cultural (THC), de Vigotski, e a Teoria da Atividade (TA), proposta por Leontiev. Por meio da sistematização dos dados, destacam-se três eixos sendo eles: memórias das aulas de matemática na Educação Básica; aprendizagem matemática ao longo da Educação Básica; e experiências e vivências com a matemática na Educação Básica. Os resultados da pesquisa apontam que o estabelecimento de sentidos positivos e negativos no processo de ensino e aprendizagem da matemática pelos licenciandos está fortemente relacionado às vivências e às experiências, que eles tiveram, ainda quando eram estudantes da Educação Básica, especialmente à forma como se deu a compreensão dos conteúdos, à organização do ensino de matemática adotada pelo professor e aos vínculos afetivos estabelecidos entre professor e aluno. Conclui-se, que o professor, ao ser responsável pelo ensino de matemática na Educação Básica, tem grande influência no processo de aprendizagem e aproximação dos estudantes com a disciplina, mesmo em outros níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Kaspary Zwirtes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2024). Atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática - pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM. 

Tatiane Zago Bonorino, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (2023). Mestra em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2025). 

Maiara Luisa Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM/PPGE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSM. Especialista em Gestão Educacional e Políticas Públicas, com ênfase em políticas públicas municipais, com enfoque na gestão educacional e escolar. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Zwirtes, A. K. ., Lopes, A. R. L. V. ., Bonorino, T. Z. ., & Klein, M. L. (2025). SENTIDOS ATRIBUÍDOS À MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE PEDAGOGIA DA SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Foco, 30(1), e30043. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48566

Edição

Seção

Artigos