REBELDIAS VISUAIS

VISUALIDADES CAMPONESAS COMO AÇÃO ESTÉTICO-EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46944

Resumo

Este ensaio parte de inquietações acerca das visualidades camponesas, conceito proposto na investigação de doutorado de um dos autores. Em localidades que distam dos grandes centros urbanos e onde se dá a luta pela terra, as visualidades podem assumir um caráter estético-educativo que tangencia mecanismos de poder. Nesse sentido, o objetivo deste manuscrito é contribuir com discussões acerca de fenômenos visuais no assentamento Zumbi dos Palmares (RJ), um território camponês situado na região norte do estado do Rio de Janeiro. Circunscritos ao contexto brasileiro das disputas por direitos básicos como arte, cultura e educação, os fenômenos visuais nesse lugar poderiam desobedecer ao imaginário construído sobre a vida no campo como conformada e subalternizada. Propõe-se, portanto, um diálogo teórico-conceitual entre as áreas do Ensino e da Cultura Visual, junto a uma proposta metodológica participativa para a coleta e análise de dados. Os enlaces entre teoria e empiria orientaram a discussão que propõe leituras imagéticas realizadas com os partícipes da investigação. Os resultados apontam que, embora o campo se origine da luta, por outro, a estética experienciada no campo mobiliza a reação, desobedece às afirmações da vida no meio rural como atrasada e desestabiliza discursos dominantes.

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Biografia do Autor

Leandro de Souza Silva, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutorando em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (PGCTIn/UFF), mestre em Artes pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGArtes/UERJ), investigador convidado (bolsista CAPES/PDSE 2024) na Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa (FBAUL/ULisboa), especializado em Ensino da Arte pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e docente do Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II. 

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997) / Titulação reconhecida pela Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED.

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Publicado

2025-07-06

Como Citar

de Souza Silva, L., & Pires de Queiroz , P. (2025). REBELDIAS VISUAIS: VISUALIDADES CAMPONESAS COMO AÇÃO ESTÉTICO-EDUCATIVA. Educação Em Foco, 30(1), e30037. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46944

Edição

Seção

Artigos