NARRATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO NA TEMPORALIDADE DOCENTE

TECENDO APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46020

Resumo

Ao tomar as reflexões e proposições de uma pesquisa de mestrado em andamento, que relaciona formação de professores, alfabetização e temporalidade, nutrimos, neste texto, uma revisão bibliográfica, a qual anuncia seus percursos e a aposta em uma viagem fortalecida no coletivo. Para tanto, objetivamos mapear as produções acadêmicas sobre narrativas de alfabetização na temporalidade da prática docente, nas plataformas on-line dos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira, e de teses e dissertações da Capes, com o recorte temporal dos últimos cinco anos (2019-2024). A imersão no conhecimento acumulado pela humanidade acerca da sua existência, como natureza e cultura, movimenta nossos questionamentos, neste estudo, no sentido de vislumbrar aproximações no próprio processo de produção, reconstrução e difusão da pesquisa. Do universo de vinte e quatro retornos da revisão,  elencamos quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado para a leitura completa. Ressaltamos que todas as pesquisas escolhidas utilizaram, como viés teórico-metodológico, as histórias de vida e formação de professores alfabetizadores. Os  cinco trabalhos levantados e analisados destacam que, na formação para os professores alfabetizadores, as práticas diárias e as narrativas constituem elos potencializadores de criticidade e compreensão do agir. Concluímos, de modo a sinalizar que o árido retorno, no levantamento sobre a temporalidade nas pesquisas que atravessam a formação docente e a alfabetização, corrobora com os pesquisadores, cuja obra pontua que a história da formação de professores, em nosso país, é marcada pela descaracterização progressiva do tempo na formação, reforçando, assim, a contribuição da nossa análise, bem como a necessidade de mais esforços investigativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gomes Moura, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora da Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Cursando).

Sandro Tiago da Silva Figueira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF/INFES). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa ViDA - Vivências Didáticas Autorais (CNPq). Doutor em Ciências (FIOCRUZ, 2017), Mestre em Educação na área de Formação de Professores, Memórias e Práticas Educativas (UERJ, 2012), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Atuou por doze anos na SME-Rio em turmas dos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos e na coordenação pedagógica. Seus estudos têm como área de concentração formação de professores, práticas pedagógicas e a condição biográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação inicial e continuada de professores, pesquisa (auto)biográfica e narrativas de formação.

Downloads

Publicado

2025-07-06

Como Citar

Moura, F. G. ., & Figueira, S. T. da S. . (2025). NARRATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO NA TEMPORALIDADE DOCENTE: TECENDO APROXIMAÇÕES . Educação Em Foco, 30(1), e30035. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46020

Edição

Seção

Artigos