NARRATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO NA TEMPORALIDADE DOCENTE
TECENDO APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46020Abstract
Ao tomar as reflexões e proposições de uma pesquisa de mestrado em andamento, que relaciona formação de professores, alfabetização e temporalidade, nutrimos, neste texto, uma revisão bibliográfica, a qual anuncia seus percursos e a aposta em uma viagem fortalecida no coletivo. Para tanto, objetivamos mapear as produções acadêmicas sobre narrativas de alfabetização na temporalidade da prática docente, nas plataformas on-line dos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira, e de teses e dissertações da Capes, com o recorte temporal dos últimos cinco anos (2019-2024). A imersão no conhecimento acumulado pela humanidade acerca da sua existência, como natureza e cultura, movimenta nossos questionamentos, neste estudo, no sentido de vislumbrar aproximações no próprio processo de produção, reconstrução e difusão da pesquisa. Do universo de vinte e quatro retornos da revisão, elencamos quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado para a leitura completa. Ressaltamos que todas as pesquisas escolhidas utilizaram, como viés teórico-metodológico, as histórias de vida e formação de professores alfabetizadores. Os cinco trabalhos levantados e analisados destacam que, na formação para os professores alfabetizadores, as práticas diárias e as narrativas constituem elos potencializadores de criticidade e compreensão do agir. Concluímos, de modo a sinalizar que o árido retorno, no levantamento sobre a temporalidade nas pesquisas que atravessam a formação docente e a alfabetização, corrobora com os pesquisadores, cuja obra pontua que a história da formação de professores, em nosso país, é marcada pela descaracterização progressiva do tempo na formação, reforçando, assim, a contribuição da nossa análise, bem como a necessidade de mais esforços investigativos.
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