O DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL

CONSERVADORISMO E DISPUTAS DE MERCADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44510

Resumo

Este estudo tem por temática e objeto a configuração do direito à educação integral no Estado Brasileiro, com recorte no âmbito municipal da Região Metropolitana de Santarém, estado do Pará, considerando seus sistemas próprios de ensino e seus planos de educação. O texto objetiva contribuir com reflexões sobre o direito à educação integral diante da problemática de ameaça aos direitos sociais no contexto neoliberal, de conservadorismo e disputas de mercado, versus o direito social, humano e de cidadania, com recorte ao contexto amazônico. No percurso metodológico, fez-se um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, desenvolvido por estudo bibliográfico e documental, com análise de documentos que consubstanciam a educação integral nos Municípios da Região. Adota-se o referencial teórico do princípio dialético da totalidade e da historicidade, considerando o movimento histórico, contraditório da relação Estado e sociedade (COLARES, 2011). Entende-se a educação integral, a partir da pedagogia histórico-crítica, de formação omnilateral, politécnica, que considere o ser humano em sua totalidade, em suas múltiplas dimensões (SAVIANI, 2021). Os resultados parciais permitem inferir que a Região pesquisada instituiu seus sistemas de ensino por lei municipal e aprovaram seus planos de educação com vigência 2015-2025, contemplando a educação integral, com singularidades entre si. E, diante da ameaça e de retrocesso aos direitos sociais, incluindo a educação integral, os Planos de Educação em âmbito municipal constituem-se instrumentos essenciais, caracterizados de interesse coletivo, alicerçados em sistemas próprios de ensino, como possibilidade de configuração do direito à educação integral como ação de continuidade e de monitoramento.

 

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Biografia do Autor

Ângela Rocha dos Santos, UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação em Rede/Educanorte, do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia, Pólo de Santarém, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa, na Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacional na Amazônia. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Gestão de Instituições de Ensino pela Faculdade de Curitiba Facinter/Uninter. Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado/AEE pela Universidade Federal do Ceará -UFC/Ministério da Educação. Atualmente, exerce o cargo de Pedagoga na Ufopa, na Coordenação de Projetos Educacionais da Diretoria de Ensino da Proen/Ufopa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, HISTEDBR.

Lília Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice-coordenadora do Forpred Nacional (2023-2025). Atuou como Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste (2016-2022). É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022; 2023-2025). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÁ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Educação integral, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

ROCHA DOS SANTOS, ÂNGELA, & Imbiriba Sousa Colares, M. L. (2024). O DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONSERVADORISMO E DISPUTAS DE MERCADO. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e20029. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44510

Edição

Seção

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado