A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE CAOS
EFEITOS DA PANDEMIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44211Resumo
Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma pesquisa que tem como objetivo compreender as abordagens e métodos pedagógicos dos docentes atuantes nos níveis de ensino básico e superior. O estudo baseia-se na reflexão da atuação docente em contexto pandêmico entre os anos de 2020 e 2022, marcada pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste contexto, emerge a seguinte indagação: como a pandemia afetou a prática docente? Temos como base teórica os estudos de Deleuze (1987), Deleuze e Guattari (1995; 2010) e Corazza (2013). Tratamos de explorar as possibilidades pedagógicas executadas em meio ao ERE e pensar sobre seus impactos na vida docente. Utilizamos como metodologia, numa primeira etapa, a revisão bibliográfica a nível nacional, realizada em quatro bases de dados (Google acadêmico, Scielo, Portal da Capes e Academia.edu). A partir de critérios de exclusão e inclusão predefinidos, foram estudados 21 artigos que relatam a atuação docente no ERE, destacando os resultados na educação básica e no ensino superior. Na segunda etapa, realizamos um evento de extensão que proporcionou espaço para o relato de experiência de quatro professoras. Esta ação oportunizou observar o panorama das práticas pedagógicas criadas no ERE em contexto local, analisando, conjuntamente, com os achados da revisão bibliográfica. Deste modo, a pesquisa propõe uma reflexão sobre a reafirmação da posição docente através dos atos de resistência que envolvem seu fazer, visando sua continuidade através do mapeamento cartográfico dos processos inventivos docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.