A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE CAOS

EFEITOS DA PANDEMIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44211

Resumo

Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma pesquisa que tem como objetivo compreender as abordagens e métodos pedagógicos dos docentes atuantes nos níveis de ensino básico e superior. O estudo baseia-se na reflexão da atuação docente em contexto pandêmico entre os anos de 2020 e 2022, marcada pela implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste contexto, emerge a seguinte indagação: como a pandemia afetou a prática docente? Temos como base teórica os estudos de Deleuze (1987), Deleuze e Guattari (1995; 2010) e Corazza (2013). Tratamos de explorar as possibilidades pedagógicas executadas em meio ao ERE e pensar sobre seus impactos na vida docente. Utilizamos como metodologia, numa primeira etapa, a revisão bibliográfica a nível nacional, realizada em quatro bases de dados (Google acadêmico, Scielo, Portal da Capes e Academia.edu). A partir de critérios de exclusão e inclusão predefinidos, foram estudados 21 artigos que relatam a atuação docente no ERE, destacando os resultados na educação básica e no ensino superior. Na segunda etapa, realizamos um evento de extensão que proporcionou espaço para o relato de experiência de quatro professoras. Esta ação oportunizou observar o panorama das práticas pedagógicas criadas no ERE em contexto local, analisando, conjuntamente, com os achados da revisão bibliográfica. Deste modo, a pesquisa propõe uma reflexão sobre a reafirmação da posição docente através dos atos de resistência que envolvem seu fazer, visando sua continuidade através do mapeamento cartográfico dos processos inventivos docentes.

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Biografia do Autor

Julia Tavares da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é graduanda no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. É bolsista Fapergs do grupo de pesquisas vinculado ao Ateliê de Estudos e Pesquisa: Docência, Diferença e Produção de subjetividades (ATEPDif), da Universidade Federal de Pelotas. Também atua como voluntária no Programa de Residência Pedagógica, e atua como membro Residente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac. Foi bolsista Capes Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, dentre os anos de 2020 à 2021.Possui experiencia na área de Educação Inclusiva, mediado pelo Estagio não obrigatório vinculado ao CIEE-RS, este efetuado por meio da Secretaria de Educação de Canguçu.

Josimara Wikboldt Schwantz, Universidade Federal de Pelotas

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagoga (2012), Mestra (2015) e Doutora em Educação (2019) pela UFPel. Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (2017/2018) da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É líder do Grupo de Pesquisa (Cnpq) intitulado Docência, diferença e produção de subjetividades. Participa da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação. Tem interesse pelas multiplicidades da Literatura, da Arte, da Psicologia e da Filosofia contemporânea para pensar a formação de professores.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Silva, J. T. da ., & Schwantz, J. W. . (2024). A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE CAOS: EFEITOS DA PANDEMIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Educação Em Foco, 29(1), e29027. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44211

Edição

Seção

Artigos