O PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37255

Resumo

O artigo identifica o conteúdo e a estrutura das representações sociais de professor de escola pública, construídas por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se de um estudo qualitativo do qual participaram 372 estudantes, egressos exclusivamente de escolas públicas, matriculados em diferentes cursos da UFPE. Utilizamos como técnicas de coleta de dados um questionário e um teste de associação livre de palavras. Os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados revelaram um conteúdo representacional de professor de escola pública centralizado em incentivo. A estrutura dessa representação está centrada em aspectos socioafetivos e profissionalismo, associados a desafios que desmotivam os docentes. O artigo dá visibilidade a fatores que contribuem para o desinteresse pela docência, ou seja, ressalta as condições de trabalho e o contexto de desvalorização social dos professores, a partir daqueles que estão diretamente envolvidos e dependem de suas práticas na escola: os estudantes. Em face dos resultados, indicamos a necessidade de formulação de políticas que abranjam a formação e valorização social dos profissionais professores.

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Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. coordenadora do grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociiais.  Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Lia Matos Brito Albuquerque, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação, Professora aposentada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi - Fortaleza-CE. Professora colaboradora, membro do grupo de pesquisa "educação e Representações Sociais. Contato: liamatosbrito@yahoo.com.br

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

Machado, L. B., & Albuquerque, L. M. B. (2022). O PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS. Educação Em Foco, 27(1), 27040. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37255

Edição

Seção

Artigos