EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

PERSPECTIVAS DE EQUIPE ESCOLAR, JOVENS COM DEFICIÊNCIA E FAMILIARES SOBRE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36791

Resumo

A educação especial inclusiva visa garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem do público-alvo da educação especial (PAEE) enquanto modalidade de ensino transversal, desde a educação infantil à superior. O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a aplicação de suas diretrizes normativas a partir da perspectiva de gestores, professores, alunos matriculados e seus respectivos familiares na rede pública de ensino no nível do ensino médio. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso, com a aplicação de um questionário de observação sistemática em uma escola na região metropolitana de São Paulo e de um roteiro de entrevista semiestruturada, que buscou mapear os serviços e a situação inclusiva no ensino médio à luz de diferentes atores sociais. Os resultados apontam que a efetivação da política está relacionada ao seu reconhecimento social e à existência de esferas institucionais para reivindicação de direitos, não sendo possível desvincular este movimento com o enfrentamento dos obstáculos estruturais encontrados no ensino médio, assim como a urgência de serviços do apoio educacional no contexto da classe comum.

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Biografia do Autor

Lorena Ismael Fernandes, Fundação Universidade Federal do ABC

Bacharel em Políticas Públicas e Ciências & Humanidades pela Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo/SP, Brasil.

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC

Professora doutora da Universidade Federal do ABC, Santo André/SP, Brasil.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

Fernandes, L. I., & Benitez, P. (2022). EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: PERSPECTIVAS DE EQUIPE ESCOLAR, JOVENS COM DEFICIÊNCIA E FAMILIARES SOBRE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. Educação Em Foco, 27(1), 27037. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36791

Edição

Seção

Artigos