PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

Resumo

Este artigo analisa os dados obtidos em uma pesquisa realizada com professores formadores de cursos de licenciatura de uma universidade federal brasileira sobre suas concepções a respeito dos processos de ensino e aprendizagem e como se aproximam das teorias da aprendizagem. Para tanto, utiliza o conceito de representação proposto por Diniz-Pereira (2000) em pesquisa análoga. Para a categorização das declarações dos entrevistados sobre os processos de ensino e aprendizagem, parte do referencial proposto por Mizukami (1986) ao descrever as principais abordagens teóricas em voga no Brasil. As declarações dos entrevistados centram-se na noção da aprendizagem pela interação e da aprendizagem pelo exemplo ou modelo, tendo sido analisadas à luz da teoria construtivista de Jean Piaget, da teoria sócio-histórica de Lev Vigotsky, e da teoria social cognitiva de Albert Bandura. Os resultados indicam que as representações dos professores pesquisados sobre os processos de aprendizagem não se enquadram inteiramente nas teorias da aprendizagem, constituindo-se em concepções mistas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur da Silva Poziomyck, PUCRS

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito Internacional, Mestre em Educação pela UFRGS, membro do GruPEV.

Alexandre Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Proprograma de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenador do GruPev.

Downloads

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Poziomyck, A. da S., & Guilherme, A. (2022). PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Educação Em Foco, 27(1), 27020. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36331

Edição

Seção

Artigos