DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO

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Resumo

A formação de professores requer a apropriação de concepções sobre educação e o fazer educativo. Essa atividade complexa exige constante reflexão crítica sobre a realidade social e sobre a prática. Nesse contexto, o Ensino Superior e a docência, assim como na Educação Básica, foram bruscamente modificados com uma das medidas preventivas investidas para refrear a disseminação da Covid-19. As instituições de ensino redimensionaram suas ações pedagógicas, inserindo o ensino remoto. A partir desse panorama, buscamos discutir e compreender os desafios da docência no ensino superior para a formação de professores no contexto do ensino remoto, circunstanciado pela pandemia da Covid-19 e investigar as percepções de estudantes de graduação acerca do ensino na modalidade remota. A metodologia foi de abordagem qualitativa e o instrumento utilizado para a produção dos dados empíricos foi entrevista semiestruturada, com estudantes de graduação de uma universidade pública. Os principais resultados revelam impactos na formação; interação como meio para se efetuar o processo de formação; alguns progressos no uso das TDICs; falta de infraestrutura adequada; impossibilidade de compreender a organização da escola in loco; a educação como um bem coletivo. Concluímos que a tecnologia é relevante para o desenvolvimento da sociedade e que o ensino remoto foi a atitude adequada para o momento pandêmico para que a educação não parasse; existe uma necessidade de transformar a escola e a universidade, todavia que isso não suprima os princípios fundamentais que a constituem.

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Biografia do Autor

Maurecilde Lemes da Silva Santana, Universidade Estácio de Sá UNESA; Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ.  Mestra em Educação na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias para os Anos Iniciais, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e em Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEMAT). Professora titular do Curso de Pedagogia da UNEMAT (Cáceres), atua na área de Métodos e Técnicas de Ensino de Matemática. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Contextos Educativos da Infância (UNEMAT). Tem experiência na área da Educação Superior e da Educação Básica, com ênfase nos temas: Formação Inicial e Continuada de professores, Alfabetização, Alfabetização Matemática, Representações Sociais.

Dinairan Dantas Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Pós-Graduada em Gestão Pública(2008) pela UEPB, em Políticas Públicas, Participação e Controle Social do Estado (20014) UNEMAT e Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atualmente ocupa o cargo professor adjunto na universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, movimentos sociais populares. Coordenou o Curso de Educação Física da UNEMAT - Campus de Cáceres (2019 - 2020). Representante Docente no Colegiado Regional do Campus de Cáceres da UNEMAT (2019 - atual); Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UNEMAT/Cáceres (2016 - atual). Tem experiência na área de Educação Física Escolar; Formação de Professores; Educação Integral e Educação Popular.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá UNESA; Universidade de Taubaté UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de La Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de La Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

Santana, M. L. da S., Souza, D. D., & Chamon, E. M. Q. de O. (2022). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Educação Em Foco, 27(1), 27036. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35992

Edição

Seção

Artigos