CHALLENGES OF TEACHER TRAINING WITH REMOTE EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35992

Abstract

Teacher education requires appropriation of conceptions about education and educational making. This complex activity requires constant critical reflection on social reality and educational practice. In the context, Higher Education, and teaching, as well as in Basic Education, was abruptly modified with one of the preventive measures invested to curb the spread of Covid-19. The educational institutions resized their pedagogical actions, inserting remote teaching. From this panorama, we seek to discuss and understand the challenges of teaching in higher education for teacher education in the context of remote education, circumstantial by the Covid-19 pandemic and to investigate the perceptions of undergraduate students about teaching in the remote modality. The methodology was qualitative, and the instrument used to produce empirical data is in semi-structured interviews, with undergraduate students at a public university. The main results show impacts on training; interaction to conduct the training process; some progress in the use of TDICs; lack of adequate infrastructure; impossibility of understanding the organization of the school in locus; education as a collective good. We conclude that technology is relevant to the development of society and that remote teaching was the appropriate attitude for the pandemic moment so that education did not stop; there is one to transform the school and the university, however this does not suppress the fundamental principles that constitute it.

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Author Biographies

Maurecilde Lemes da Silva Santana, Universidade Estácio de Sá UNESA; Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ.  Mestra em Educação na linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias para os Anos Iniciais, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e em Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UNEMAT). Professora titular do Curso de Pedagogia da UNEMAT (Cáceres), atua na área de Métodos e Técnicas de Ensino de Matemática. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa Contextos Educativos da Infância (UNEMAT). Tem experiência na área da Educação Superior e da Educação Básica, com ênfase nos temas: Formação Inicial e Continuada de professores, Alfabetização, Alfabetização Matemática, Representações Sociais.

Dinairan Dantas Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Pós-Graduada em Gestão Pública(2008) pela UEPB, em Políticas Públicas, Participação e Controle Social do Estado (20014) UNEMAT e Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atualmente ocupa o cargo professor adjunto na universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, movimentos sociais populares. Coordenou o Curso de Educação Física da UNEMAT - Campus de Cáceres (2019 - 2020). Representante Docente no Colegiado Regional do Campus de Cáceres da UNEMAT (2019 - atual); Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UNEMAT/Cáceres (2016 - atual). Tem experiência na área de Educação Física Escolar; Formação de Professores; Educação Integral e Educação Popular.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá UNESA; Universidade de Taubaté UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de La Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de La Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Published

2022-08-29

How to Cite

Santana, M. L. da S., Souza, D. D., & Chamon, E. M. Q. de O. (2022). CHALLENGES OF TEACHER TRAINING WITH REMOTE EDUCATION. Educação Em Foco, 27(1), 27036. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35992