HISTÓRIA DO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (1960/70)

Autores

  • Mariana Lucas Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Marcia Serra Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620172219995

Palavras-chave:

História do Currículo, Formação de Professores, Ciências Biológicas

Resumo

O texto aborda o processo histórico-cultural que produziu, nas décadas de 1960/70, na UFRJ, a transição do curso de Licenciatura em História Natural para o de Ciências Biológicas. Buscaentender os processos de estabilidade e mudança nesses currículos, percebendo-os de modo relacional e evidenciando o modo como o discurso da História Natural veio regulando a formação de professores na área.Investigando documentos oficiais (nacionais e institucionais), no diálogo com historiadores do currículo e das disciplinas e, em especial, com Michel Foucault, percebe as relações de poder que vieram produzindoo ‘novo’ currículo, ainda que conferindo a certos conhecimentos e práticas naturalistas estabilidade e status na nova grade.

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

Lucas, M., & Ferreira, M. S. (2017). HISTÓRIA DO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (1960/70). Educação Em Foco, 22(2), 145–166. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219995

Edição

Seção

Artigos