HISTÓRIA DO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (1960/70)
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-524620172219995Palabras clave:
História do Currículo, Formação de Professores, Ciências BiológicasResumen
O texto aborda o processo histórico-cultural que produziu, nas décadas de 1960/70, na UFRJ, a transição do curso de Licenciatura em História Natural para o de Ciências Biológicas. Buscaentender os processos de estabilidade e mudança nesses currículos, percebendo-os de modo relacional e evidenciando o modo como o discurso da História Natural veio regulando a formação de professores na área.Investigando documentos oficiais (nacionais e institucionais), no diálogo com historiadores do currículo e das disciplinas e, em especial, com Michel Foucault, percebe as relações de poder que vieram produzindoo ‘novo’ currículo, ainda que conferindo a certos conhecimentos e práticas naturalistas estabilidade e status na nova grade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-08-14
Cómo citar
Lucas, M., & Ferreira, M. S. (2017). HISTÓRIA DO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (1960/70). Educação Em Foco, 22(2), 145–166. https://doi.org/10.22195/2447-524620172219995
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.