INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO COLABORATIVO

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49474

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão teórica sobre o papel do professor de Educação Especial no desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva do ensino colaborativo à luz da teoria histórico-cultural de Vigotski, no que tange ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial. Com base em revisão bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos, o estudo discute os conceitos de mediação e compensação social como fundamentos para práticas pedagógicas inclusivas que favorecem o desenvolvimento dos estudantes com deficiência no contexto da escola comum. Destaca-se o ensino colaborativo como um modelo que valoriza a corresponsabilidade entre o professor do AEE e o docente do ensino comum, promovendo ações conjuntas que garantem acessibilidade, participação e aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação do professor de Educação Especial em sala comum em parceria com os demais docentes constitui um caminho possível para consolidar a construção de uma escola inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thayane Azevedo Pereira de Souza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2020), em Transtorno do Espectro do Autismo (2020) e em Educação Especial e Inovação Tecnológica (2023); Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2022) - Bolsista CAPES; Atualmente é doutoranda em Educação do ProPEd-UERJ sob a orientação da Prof Dr Rosana Glat; Leciona na Educação Básica como professora de Educação Especial da rede municipal de Araruama (2022-atual), a qual assumiu a coordenação de Autismo na Divisão de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Educação (2022), assim como atuou como professora formadora dos profissionais de apoio pedagógico do referido setor (2023); Também atuou como professora de Educação Especial na rede municipal de Saquarema (2023/2024) e atualmente é professora efetiva do Atendimento Educacional Especializado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, lotada no CAp UERJ (2024). Áreas de interesse e de pesquisa: autismo, formação de professores, Inclusão em Educação, experiências educativas e Ensino Colaborativo.

Maíra Gomes de Souza da Rocha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC/UFRRJ). Investiga a escolarização e os processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência múltipla. Experiência na área de Educação Especial com foco no ensino de estudantes que apresentem deficiência intelectual e deficiência múltipla. Atuação no Atendimento Educacional Especializado da Educação Infantil ao Ensino Médio. Experiência também como docente do Magistério Superior na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no campo da Educação Especial. Especialização em Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado e na área de Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica. Participante do grupo de pesquisa "Observatório de educação especial e inclusão educacional - OBEE"/UFRRJ. Coordenadora de Disciplinas e Professora no Curso de Especialização lato sensu EDUCAÇÃO ESPECIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, sendo Bolsista de Incentivo à Docência da Fundação CECIERJ.

 

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Souza, T. A. P. de ., & Rocha, M. G. de S. da. (2025). INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Educação Em Foco, 30(1), e30064. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49474