INCLUSÃO ESCOLAR E ENSINO COLABORATIVO
REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49474Resumen
O presente artigo propõe uma reflexão teórica sobre o papel do professor de Educação Especial no desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva do ensino colaborativo à luz da teoria histórico-cultural de Vigotski, no que tange ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes público da Educação Especial. Com base em revisão bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos, o estudo discute os conceitos de mediação e compensação social como fundamentos para práticas pedagógicas inclusivas que favorecem o desenvolvimento dos estudantes com deficiência no contexto da escola comum. Destaca-se o ensino colaborativo como um modelo que valoriza a corresponsabilidade entre o professor do AEE e o docente do ensino comum, promovendo ações conjuntas que garantem acessibilidade, participação e aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação do professor de Educação Especial em sala comum em parceria com os demais docentes constitui um caminho possível para consolidar a construção de uma escola inclusiva.
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