AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS AUTISTAS, SUAS FAMÍLIAS E OS ESPAÇOS ESCOLARES NA CIDADE DE MONTES CLAROS/ MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49567

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem por objetivo investigar e analisar as vivências das crianças autistas, em interface com as relações familiares e os espaços escolares, no município de Montes Claros/MG. Justifica-se, principalmente, pela urgência de compreender como essas crianças têm constituído suas subjetividades em meio às relações familiares e aos espaços escolares. A metodologia utilizada é qualitativa e descritiva, sendo o universo da pesquisa constituído por quatro crianças autistas, quatro escolas municipais e suas famílias. Os dados foram produzidos a partir da transcrição dos diários de campo, das observações realizadas com as crianças nos espaços escolares e das narrativas de suas mães e responsáveis. Após a análise dos fenômenos, segundo o paradigma indiciário de Ginzburg, emergiram três fontes de interpretação: as relações familiares e o desenvolvimento da criança; o espaço escolar e a inclusão; e o processo de subjetividade e as afetividades. Os resultados indicaram que essas crianças ocupam, cada vez mais, espaços na sociedade e que são reconhecidas em seus direitos e suas demandas, não obstante os caminhos e os descaminhos históricos que as têm constituído. Os desafios ainda são significativos, pois as políticas públicas educacionais de inclusão e o discurso biomédico ainda tensionam as relações entre as demandas que não são assistidas e os velhos ideários de normatização dos corpos infantis.

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Biografía del autor/a

Andréa Ruas da Cruz Nogueira, UNIMONTES

A autora tem graduação em psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1997), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atuou como docente, gestora e psicóloga organizacional, nas Faculdades Unidas do Norte de Minas, entre os anos de 1998 a 2011. Atualmente, é professora efetiva na Universidade Estadual de Montes Claros, nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, da Educação e dos Processos Educacionais, com participação em projetos de extensão, PAPPO, NUSI e Projeto de Ressocialização de Adolescentes e jovens em conflito com a Lei. Atua como psicóloga clínica e escolar. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, desenvolvendo pesquisa sobre as vivências de crianças autistas nos espaços escolares e não escolares na cidade de Montes Claros/MG.

Maria Lidia Bueno Fernandes, UnB

Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Magister Artium em Etnologia e Psicologia Social pela Ludwig-Maximilians-Universität de Munique/ Alemanha. Doutorado em Geografia pela USP. Pesquisa o tema: Geografia e Infância, da Juventude e das famílias. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da UnB. É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas infância e Juventude - PPGPPIJ. Líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, territórios e a construção do conhecimento GPS/CNPq. Realizou três estágios pós-doutoral. Esteve em 2020 como Professora Visitante Sênior na San Diego State University, Califórnia, EUA por meio do CAPES/PRINT. Missão de estudos na Universidade Autônoma de Chiapas, México em 2022. É membro do GT 6  da ANPED.

Publicado

2025-11-21

Cómo citar

Nogueira, A. R. da C. ., & Fernandes, M. L. B. . (2025). AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS AUTISTAS, SUAS FAMÍLIAS E OS ESPAÇOS ESCOLARES NA CIDADE DE MONTES CLAROS/ MG. Educação Em Foco, 30(1), e30060. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49567