A A capacidade de leitura multimodal em um Livro Didático de Língua Portuguesa dos anos iniciais do EF no campo das práticas de estudo e de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47655Resumen
Este artigo visa a apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o trabalho de leitura com textos multimodais do gênero divulgação/ curiosidade científica. Para realizar essa pesquisa, foram analisados os livros didáticos da coleção “Ápis” (Borgatto; Bertin; Marchezi, 2017), do componente curricular de Língua Portuguesa, distribuídos aos estudantes brasileiros por meio do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019-2022. A escolha desse material se justifica por sua relevância em um contexto em que grande parte das escolas públicas o utiliza como principal recurso de ensino e aprendizagem. A fundamentação teórica está alicerçada na Semiótica Sociointeracional (Leal, 2011, 2020, 2021), que alia o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2009, 2021) e a Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021). Os resultados indicam que as propostas para o desenvolvimento da capacidade de leitura multimodal, no corpus analisado, limitam-se à percepção da presença da multimodalidade, observação e levantamento de hipóteses, sem apresentar sistematização didática que favoreça o desenvolvimento crítico da leitura multimodal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














