APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45152

Resumen

A discussão sobre a teoria da aprendizagem significativa se faz necessária em todas as áreas de ensino, objetivando a mobilização docente e discente para a construção de conhecimento e formação crítica e cidadã dos indivíduos. Por meio desta linha de discussão, nosso trabalho objetivou realizar um estudo sobre as produções acadêmicas brasileiras em nível de pós-graduação Stricto sensu que apresentam abordagem da aprendizagem significativa no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Essa investigação dedica-se a realizar um mapeamento a partir da análise de conteúdo de Bardin (2002) e como apoio do software Iramuteq. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica de natureza básica e abordagem qualitativa. Os resultados demonstram uma concentração da perspectiva clássica da aprendizagem significativa e que a prática docente, o uso de metodologias e abordagem alternativa do conteúdo programático, uso de recursos computacionais e software no ensino, se faz necessário, a fim de possibilitar ao aprendiz a inter-relação do conhecimento que ele já possui com os novos conceitos apresentados. Destacamos que a análise de conteúdo manual quanto com o uso do apoio do Iramuteq, permitiram chegar a considerações similares apontadas no texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial, Mestre e Doutorado em Química. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Faz parte do Conselho Editorial da Editora do IFRN. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura em Química e em Pedagogia. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (associação ampla entre UERN/UFERSA/IFRN). Doutoranda da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - Polo IFRN). Professora efetiva de Química do Estado do Rio Grande do Norte, professora da Educação Infantil do Município de Apodi.

Publicado

2025-02-04

Cómo citar

Alves, L. A. ., & Silva, M. A. G. de M. . (2025). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. Educação Em Foco, 30(1), e30001. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45152