MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45076Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir os mecanismos de coesão textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas proposições de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa voltados para essa fase. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental qualiquantitativa, cujas análises se concentraram nas habilidades especificadas no documento normativo que contemplam explicitamente o conhecimento em foco, bem como na forma como os livros didáticos operam o ensino e a aprendizagem do conteúdo, considerando as práticas de linguagem e os recursos e estratégias destacadas nas atividades sugeridas. A pesquisa aponta para a relevância de propostas didáticas contextualizadas e significativas, o que foi, em certa medida, evidenciado nas abordagens de dispositivos gramaticais em articulação com o desenvolvimento da competência textual-discursiva dos estudantes. Entretanto, também foram identificadas lacunas e desafios nas práticas pedagógicas indicadas nos livros didáticos, evidenciando, portanto, a importância de uma reflexão crítica contínua sobre os materiais didáticos e a formação de professores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.