MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45076

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir os mecanismos de coesão textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas proposições de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa voltados para essa fase. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental qualiquantitativa, cujas análises se concentraram nas habilidades especificadas no documento normativo que contemplam explicitamente o conhecimento em foco, bem como na forma como os livros didáticos operam o ensino e a aprendizagem do conteúdo, considerando as práticas de linguagem e os recursos e estratégias destacadas nas atividades sugeridas. A pesquisa aponta para a relevância de propostas didáticas contextualizadas e significativas, o que foi, em certa medida, evidenciado nas abordagens de dispositivos gramaticais em articulação com o desenvolvimento da competência textual-discursiva dos estudantes. Entretanto, também foram identificadas lacunas e desafios nas práticas pedagógicas indicadas nos livros didáticos, evidenciando, portanto, a importância de uma reflexão crítica contínua sobre os materiais didáticos e a formação de professores.

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Biografía del autor/a

Joildy Gomes Brito, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui curso superior em Tecnologia em Agronegócio, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Câmpus Palmas (2017),  Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Palmas (2024). É Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo Gran Centro Universitário (2024). Atuou como Coordenadora Pedagógica do Instituto Embelleze na Franquia de Palmas Tocantins (2018 a 2022). Foi membra do Programa de Educação Tutorial do Curso Pedagogia, no Câmpus de Palmas da UFT (2022 a 2024), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Titular (Classe E) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde leciona na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas, e no Programa de Pós-Graduação em Letras, no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). É coordenador do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens (PLES) e do Laboratório Virtual de Pesquisa Escolar com Gramática (LabGram). Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na UFNT. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D) e segundo secretário da Gestão 2023-2025, Pluralizar e Democratizar, da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático, currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística - CA-LL/CNPq (2021-2024) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da ALAB. É membro da ALAB, da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL). Em primeira pessoa, sou pai do jovem Nícolas Rodrigues Melo!

Mirella de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

É Licenciada em Letras e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desenvolve estudos que focalizam as práticas de letramentos em contextos situados de ensino-aprendizagem de língua materna, visando à ressignificação de escolhas didático-metodológicas para o desenvolvimento de competências leitora e escritora mais imbuídas de criticidade e autonomia.

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

Brito, J. G. ., Silva, W. R., & Freitas, M. de O. . (2024). MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Foco, 29(1), e29045. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45076