A CONVIVÊNCIA COMO APORTE TEÓRICO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44872Resumen
A formação do educador social é uma das questões centrais no contexto educacional brasileiro. A partir desta afirmação, este artigo tem como objetivo geral discutir a contribuição específica da Pedagogia Social para a formação dos educadores sociais a partir do conceito de convivência em Xesús Jares. Assim, este material traz uma reflexão sobre a organização do campo do saber da Pedagogia Social, sua história e importância, como fundamentação para uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas educativas não escolares; os enfrentamentos presentes na formação dos educadores sociais no contexto brasileiro; e o breve desenvolvimento do conceito de convivência, a partir de Xesús Jares, como uma reflexão específica da Pedagogia Social. Como principal inferência, o artigo define o conceito de docência ampliada como expressão da intervenção da Pedagogia Social dentro do cotidiano formativo dos educadores sociais. Da mesma forma, apresenta os elementos da convivência como potencializadores das mudanças necessárias na organização dos currículos que direcionam os processos formativos dos educadores sociais e, consequentemente, as práticas socioeducativas com os grupos socialmente vulneráveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.