A CONVIVÊNCIA COMO APORTE TEÓRICO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44872

Resumen

A formação do educador social é uma das questões centrais no contexto educacional brasileiro. A partir desta afirmação, este artigo tem como objetivo geral discutir a contribuição específica da Pedagogia Social para a formação dos educadores sociais a partir do conceito de convivência em Xesús Jares. Assim, este material traz uma reflexão sobre a organização do campo do saber da Pedagogia Social, sua história e importância, como fundamentação para uma reflexão mais aprofundada sobre as práticas educativas não escolares; os enfrentamentos presentes na formação dos educadores sociais no contexto brasileiro; e o breve desenvolvimento do conceito de convivência, a partir de Xesús Jares, como uma reflexão específica da Pedagogia Social. Como principal inferência, o artigo define o conceito de docência ampliada como expressão da intervenção da Pedagogia Social dentro do cotidiano formativo dos educadores sociais. Da mesma forma, apresenta os elementos da convivência como potencializadores das mudanças necessárias na organização dos currículos que direcionam os processos formativos dos educadores sociais e, consequentemente, as práticas socioeducativas com os grupos socialmente vulneráveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), onde se encontra atualmente como bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Possui Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pelo PPGEdu da FFP/UERJ, onde foi bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela mesma FFP/UERJ. Possui Licenciatura Plena em História pela FFP/UERJ, onde foi monitor nas disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social durante a graduação, e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É membro e gestor do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula, no qual é integrante desde 2017. Possui experiências práticas como educador social e professor na Educação Básica. 

Arthur Vianna Ferreira, Universidade Católica Portuguesa (UCP) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Pós-Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Regional Porto - Portugal. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em diversas áreas da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998), Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolívia (UCSP-2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Brasília (FABRAS-2020). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância em cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social. 

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

Lopes, L. S. ., & Ferreira, A. V. . (2024). A CONVIVÊNCIA COMO APORTE TEÓRICO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NO CAMPO DA PEDAGOGIA SOCIAL. Educação Em Foco, 29(1), e29042. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44872