THE COEXISTENCE AS A THEORETICAL CONTRIBUTION TO TEACHER TRAINING IN THE FIELD OF SOCIAL PEDAGOGY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44872

Abstract

The training of social educators is one of the central issues in the brazilian educational context. Based on this statement, this article has the general objective of discussing the specific contribution of Social Pedagogy to the training of social educators based on Xesús Jares' concept of coexistence. This material provides a reflection on the organization of the field of Social Pedagogy, the history and the importance, as a basis for a more depth reflection on non-school educational practices (non-formal and informal); the confrontations present in the training of social educators in the brazilian context; and the brief development of the concept of coexistence, based on Xesús Jares, as a specific reflection of Social Pedagogy. As its main inference, the article defines the concept of expanded teaching as an expression of the intervention of Social Pedagogy within the daily training of social educators. In the same way, it presents the elements of coexistence potentializes of the necessary changes in the organization of curriculum that direct the training processes of social educators and, consequently, socio-educational practices with socially vulnerable groups.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), onde se encontra atualmente como bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Possui Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pelo PPGEdu da FFP/UERJ, onde foi bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela mesma FFP/UERJ. Possui Licenciatura Plena em História pela FFP/UERJ, onde foi monitor nas disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social durante a graduação, e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É membro e gestor do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula, no qual é integrante desde 2017. Possui experiências práticas como educador social e professor na Educação Básica. 

Arthur Vianna Ferreira, Universidade Católica Portuguesa (UCP) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Pós-Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Regional Porto - Portugal. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em diversas áreas da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998), Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolívia (UCSP-2003) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Brasília (FABRAS-2020). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância em cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social. 

Published

2024-09-13

How to Cite

Lopes, L. S. ., & Ferreira, A. V. . (2024). THE COEXISTENCE AS A THEORETICAL CONTRIBUTION TO TEACHER TRAINING IN THE FIELD OF SOCIAL PEDAGOGY . Educação Em Foco, 29(1), e29042. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44872