ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA

CONTRADIÇÕES E ESTRATÉGIAS FAMILIARES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44492

Resumen

O presente artigo é resultado de uma dissertação de mestrado. O objetivo da pesquisa foi apreender e interpretar como estudantes de escolas públicas percebem a universidade pública. A partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de Juiz de Fora, foram explorados dois pontos principais: (i) se esses estudantes veem a universidade pública como uma possibilidade e (ii) caso a percebam, como a percebem. Visto que todos os estudantes entrevistados estavam buscando desvios na trajetória social de suas famílias, pois eram filhos de pais que não cursaram o ensino superior, foram explorados dois casos para aprofundamento nas linhas do artigo. O foco foi apreender as estratégias e representações desses estudantes a partir das concepções de Pierre Bourdieu de que a busca de uma vaga no ensino superior em geral e no ensino superior público em particular é uma disputa entre classes sociais por uma posição comparativamente vantajosa no espaço social hierarquizado por diferentes tipos de capitais: econômico, cultural, simbólico e social. Quanto aos resultados, são apresentadas as estratégias e a gestão da escolaridade dos filhos de duas famílias e seu impacto na visão e disposição de cada estudante sobre o ingresso no ensino superior.

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Biografía del autor/a

Eduardo Magrone, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador associado do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades educacionais, desigualdades sociais, sociologia das profissões e ensino superior.

Mariana Brasil Galvão, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009), com habilitação para atuar em Análises Clínicas. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Movimentos Sociais. Experiência como professora das disciplinas de Ciências e Biologia na rede pública de ensino e como Analista de Instrumentos de Avaliação na área de Ciências da Natureza na Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Fundação CAEd.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Magrone, E., & Brasil Galvão, M. (2024). ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA: CONTRADIÇÕES E ESTRATÉGIAS FAMILIARES. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29036. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44492

Número

Sección

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado