EL DERECHO A LA EDUCACIÓN Y LA EFICACIA DE LA OBLIGATORIA DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN MOZAMBIQUE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44616

Resumen

Este artigo analisa a efetividade da ampliação da obrigatoriedade da Educação Básica em Moçambique, introduzida pela recente reforma educacional e a promulgação da Lei da Educação nº 18, de 28 de dezembro de 2018. Inicialmente, o estudo destaca os principais enfoques das agendas global e regional sobre o direito à educação, incluindo reflexões da Cimeira sobre a Transformação da Educação de 2022. Adicionalmente, o texto explora a documentação relativa à formulação do Direito à Educação no país e examina as mudanças trazidas pela mencionada reforma, particularmente a definição e a ampliação da obrigatoriedade da Educação Básica. Baseando-se nessa análise documental e em resultados de estudos relevantes, argumenta-se que, como uma nação periférica no capitalismo e dependente de ajuda externa, Moçambique enfrenta o desafio crítico de garantir efetivamente o acesso à educação para a maioria de sua população. O texto também considera a urgente necessidade de identificar novos mecanismos de financiamento para a educação no país, possivelmente por meio da criação de um fundo específico para a Educação Básica. Tal medida se apresenta como essencial para superar os desafios impostos pela reforma educacional e assegurar o direito à Educação Básica até o nono ano escolar (9 classes), proporcionando condições adequadas de aprendizado que garantam a permanência e a conclusão com êxito do percurso escolar.

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Biografía del autor/a

Antonio Cipriano Parafino Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane

António Cipriano Parafino Gonçalves, é Moçambicano, natural de Província de Sofala.

É Doutor e Mestre em Educação – Politicas e Filosofia da Educação- pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),Belo Horizonte, Brasil; Especialista em Comunicação Social pela Universidade São Francisco, São Paulo, Brasil e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte- Brasil. Foi professor de Ética e Filosofia na Escola Superior Dom Hélder Câmara em Belo Horizonte, Brasil (2005-2006),  professor do curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar na Universidade Federal de Minas Gerais –UAB (2008-2009) e prefessor de Filosofia no Curso de Licenciatura de Formação de Educadores Interculturais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2008).

 De 2016 a 2022 foi Director da Faculdade de Educação da  Universidade Eduardo Mondlane, onde actua como Professor Associado. Lecionaa  as disciplinas de Políticas de Educação e   Educação para  a Cidadania no curso de Graduação em Organização e Gestão da Educação; de Fundamentos de Educação, Políticas e Reformas da Educação no curso de Mestrado em Educação e de  Problemas Epistemológicos de Pesquisa em Educação no curso de Mestrado e Doutorado em Educação. Foi Vice-Reitor Académico da Universidade São Tomás de Moçambique (USTM -2010-2016), onde ainda actua como professor de Filosofia da Educação e Filosofia Social (Graduação), Fundamentos da Educação e Ética e Educação (Mestrado em Educação e Doutorado em Ética). É professor convidado de Políticas de Educação e Epistemologia e Educação e de Filosofia da Educação aplicado ao contexto moçambicano nos cursos  do Mestrado  e Doutorado em Educação e de Doutorado em Filosofia, respectivamente,  da Universidade Pedagógica de Maputo.

 

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Gonçalves, A. C. . P. (2024). EL DERECHO A LA EDUCACIÓN Y LA EFICACIA DE LA OBLIGATORIA DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN MOZAMBIQUE. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29030. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44616

Número

Sección

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado