EDUCAÇÃO BÁSICA NO PNE

DA ELABORAÇÃO DA AGENDA À AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44525

Resumen

O planejamento educacional apresenta diferentes instrumentos que permitem desde a elaboração de uma agenda à implementação e avaliação da política de Estado que se visa consolidar. No que se refere à Educação Básica, o Plano Nacional de Educação representa uma importante prerrogativa de garantia do Direito à Educação, estabelecido tanto pela Constituição Brasileira de 1988, quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No que tange ao Plano, importa frisar que sua elaboração envolve práticas democráticas, mobilizadas por conferências que abarcam os entes federados em diferentes esferas. Todavia, embora seja uma política pública a ser concretizada em determinado período, alterações nas gestões governamentais interferem em seu desenvolvimento. Assim, esta proposta se deteve na trajetória do Plano Nacional de Educação em face do término de sua vigência no decênio 2014–2024. Objetivou-se conhecer possíveis percalços e êxitos, compreendendo o desenvolvimento do planejamento sob a perspectiva da Educação Básica no contexto nacional. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, voltando-se para elaborações teóricas e técnicas de descrição e análise do material levantado nos dispositivos de transparência do governo federal e sociedade civil. Outrossim, o Plano Nacional de Educação foi afetado por ações que ora incidiam sob sua aplicabilidade e ora lhe inviabilizavam, atravessando momentos de desencontros e incoerências no comando do governo federal. Ademais, o cenário previsto se pauta na possibilidade de superação dos desafios passados, haja vista a retomada das conferências de educação, almejando a construção de uma nova agenda educacional para o país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Machado d´Avila, IFSP - Campus Boituva/Gepale - Unicamp

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), Pedagogia pela Universidade Paulista (2013), Mestrado em Educação (2015) e Doutorado em Educação (2020) na área de políticas públicas e educação. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Pedagogia e, atualmente, trabalha no IFSP - Câmpus Boituva, como Docente no curso superior de licenciatura em Pedagogia e no curso técnico em Secretaria Escolar, do qual também é coordenadora. É membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e AvaliaçãoEducacional (Gepale-Unicamp) e Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS- IFSP/BTV).

Daniela dos Santos Caetano, Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação Campinas

É licenciada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)- Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2005). Concluiu o curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) (2015). Mestra em Educação (2020) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutoranda em Educação, membro do grupo Paideia. Tem experiência na Educação Básica com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, em análise de Política Educacional, na Educação para as Africanidades e Estudos Migratórios. Atualmente trabalha como professora adjunta de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Campinas.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Machado d´Avila, C., & dos Santos Caetano, D. (2024). EDUCAÇÃO BÁSICA NO PNE: DA ELABORAÇÃO DA AGENDA À AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44525

Número

Sección

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado