GÊNERO E CIÊNCIA EM PAUTA NO YOUTUBE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42010

Resumen

Historicamente, as mulheres têm enfrentado dificuldades quanto a sua inserção, visibilidade e reconhecimento em diversas áreas da ciência. Um dos espaços que tem se apresentado como um potente aliado para visibilizar as lutas e debates travados pelas mulheres quanto a essas questões foram/são os artefatos culturais. Dessa forma, o objetivo deste artigo é investigar os sentidos que são produzidos sobre as mulheres nas ciências, a partir de vídeos que se constituem enquanto entrevistas com mulheres cientistas e os seus respectivos comentários presentes nos canais da plataforma YouTube, protagonizados por mulheres cientistas. Como metodologia, a partir da busca pelos descritores “mulheres cientistas”, “pesquisadoras”, “mulheres na ciência” e “gênero e ciência”, na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, foram secionados 10 vídeos que apresentam entrevistas com mulheres nas áreas das ciências. A análise desses vídeos e seus respectivos comentários aconteceu através da Análise Cultural. A partir da análise dos dados, foi possível problematizar questões como o fato de que a participação das mulheres na ciência nas áreas de STEM ainda é menor se comparada à dos homens, bem como o fato de que elas representam maioria em áreas como as ciências biológicas e da saúde, porém mesmo nessas áreas elas são minoria em posições de destaque. Também se constatou que as mulheres ainda experenciam diversos medos, preconceitos e dificuldades ao estarem dentro do campo científico por conta desse espaço ainda ser visto como algo que pertence aos homens quando pensamos nas áreas de STEM.

Descargas

Biografía del autor/a

Yasmin Teixeira Mello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestra em Educação em Ciências (2021) pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (2018) e Bacharelado (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como Educadora Social na Prefeitura Municipal de Pelotas. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista de doutorado CAPES. Atua na linha de pesquisa Discursos, Culturas e Subjetividade na Educação em Ciências. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Gênero e Ciência.

Joanalira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Associação Ampla FURG, UFRGS E UFSM) (2012). Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS (2009) e graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado na FURG (2006). Pós-doutorado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2017). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do PPG Educação em Ciências: química da vida e da saúde (FURG). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE). Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad - GIES, composto pelas seguintes instituições Universidad de Castilla-La Mancha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Universidad de Córdoba, Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação. Coordenadora da Especialização Educação para a sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos da Furg. Temáticas de pesquisa: gêneros, sexualidades, corpos, artefatos culturais, gênero e ciência.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Teixeira Mello, Y., & Corpes Magalhães, J. (2023). GÊNERO E CIÊNCIA EM PAUTA NO YOUTUBE. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42010