GÊNERO E CIÊNCIA EM PAUTA NO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42010Resumen
Historicamente, as mulheres têm enfrentado dificuldades quanto a sua inserção, visibilidade e reconhecimento em diversas áreas da ciência. Um dos espaços que tem se apresentado como um potente aliado para visibilizar as lutas e debates travados pelas mulheres quanto a essas questões foram/são os artefatos culturais. Dessa forma, o objetivo deste artigo é investigar os sentidos que são produzidos sobre as mulheres nas ciências, a partir de vídeos que se constituem enquanto entrevistas com mulheres cientistas e os seus respectivos comentários presentes nos canais da plataforma YouTube, protagonizados por mulheres cientistas. Como metodologia, a partir da busca pelos descritores “mulheres cientistas”, “pesquisadoras”, “mulheres na ciência” e “gênero e ciência”, na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, foram secionados 10 vídeos que apresentam entrevistas com mulheres nas áreas das ciências. A análise desses vídeos e seus respectivos comentários aconteceu através da Análise Cultural. A partir da análise dos dados, foi possível problematizar questões como o fato de que a participação das mulheres na ciência nas áreas de STEM ainda é menor se comparada à dos homens, bem como o fato de que elas representam maioria em áreas como as ciências biológicas e da saúde, porém mesmo nessas áreas elas são minoria em posições de destaque. Também se constatou que as mulheres ainda experenciam diversos medos, preconceitos e dificuldades ao estarem dentro do campo científico por conta desse espaço ainda ser visto como algo que pertence aos homens quando pensamos nas áreas de STEM.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.