UM EXEMPLO DO PRESSÁGIO DA RESERVA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40885Resumen
Para este artigo foi realizado um estudo longitudinal acerca do número de matrículas na educação superior no Instituto Federal de Brasília (IFB) no âmbito da política de reserva de vagas. As reformas universitárias ocorridas no Brasil, anteriores à promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88), não atenuaram a dívida histórica que o país acumulou ao longo das décadas do século XX com a população de estudantes de classes desfavorecidas, em relação ao acesso e permanência na educação superior. O objetivo central deste estudo foi investigar a política de reserva de vagas na educação superior ao longo de um decênio no Instituto Federal de Brasília (IFB). A metodologia utilizada neste estudo possui uma abordagem mista que abrange tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa. Para este estudo, levou-se em conta o número de matrículas de estudantes cotistas e de ampla concorrência para efeitos de comparação. Os resultados apontam que, no Instituto Federal de Brasília (IFB), as políticas de inclusão adotadas nas duas primeiras décadas do século XXI para este nível de ensino, deram propulsão a uma política de atenuação dessa dívida. Apontam ainda que, um número crescente de matrículas por meio de reserva de vagas foi possível, em função da lei de cotas, de programa governamental de auxílio estudantil e de outros programas que incentivam o acesso, a permanência e a conclusão da educação superior de estudantes ingressantes por meio de reserva de vagas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.