EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019)

Autores/as

Resumen

Este estudio se centró en comprender los significados que atribuye la producción de conocimiento en Educación Física Escolar y la discapacidad, entre 1979 y 2019. Se trata de una investigación bibliográfica con enfoque cuantitativo y cualitativo, basada en la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, estructurada en tres pasos: uno para la recopilación de datos y dos para la categorización y el análisis. En las 14 revistas investigadas se encontraron 325 publicaciones, 212 de las cuales se enfocaron en el contexto no escolar y 113 en el contexto escolar. Para el campo educativo, las discusiones dan mayor énfasis a los valores humanísticos y salvaguardan las subjetividades de las personas con discapacidad, a diferencia de las discusiones no educativas, que están marcadas por características más biológicas y medicadas. En general, concluimos que existen pocos estudios relacionados con el tema elegido en este estudio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

É professor de Educação Física, bolsista do programa de Residência Docente da UFJF, com atuação no Colégio de Aplicação João 23. Graduou-se pela UFJF - bacharelado (2018) e licenciatura (2021). Cursa Mestrado em Educação no PPGE/UFJF e Especialização em Metodologia da Educação Física Escolar pelo IF do Sudeste de MG. Atuou em projetos de ensino, pesquisa e extensão com enfoque sobre diferentes conteúdos da Cultura Corporal. Hoje, no grupo de estudos GPCD, investiga sobre Deficiências, Educação e Educação Física. Especialmente, o que busca são entendimentos sobre processos formativos de professores de Educação Física Surdos.

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora,https://orcid.org/0000-0001-8746-8404

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escola, Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência e mestranda em Educação/segundo Semestre 2020. Atualmente sou professora da Rede Estadual de Ensino (E.E. Maria das Dores de Souza - Educação Especial) e professora da Rede Municipal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, dança escolar, dança de salão/danças folclóricas, educação a distância. Área de Estudo e Pesquisa: deficiência.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora,https://orcid.org/0000-0001-8746-8404

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas: corpo, gênero, sexualidades, ginástica e dança com ênfase no universo da educação e educação física escolar. Ministra as disciplinas Ginástica Geral e Concepções Metodológicas Aplicadas à Ginástica na graduação.

Publicado

2023-09-01

Cómo citar

Ribeiro Nascimento, R., Gomes de Souza, B., & Franco, N. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019). Educação Em Foco, 28(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39641