EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39641

Abstract

This investigation focused on understanding the meanings attributed by knowledge production about scholar Physical Education and disability, from 1979 to 2019. It is a bibliographic research with a quantitative and qualitative approach, based on the correlation of bibliographic and documentary sources, structured in three steps: one for data collection and two for categorization and analysis. 325 publications were found in the 14 investigated journals, 212 of which focused on non-school contexts and 113 on school contexts. In relation to the school context, the discussions found gave greater emphasis to humanistic values and also tended to safeguard the subjectivities of people with disabilities, unlike non-educational discussions, which were marked by more biological and medical characteristics. In general, we conclude that there are few studies related to the theme chosen in this study.

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Author Biographies

Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

É professor de Educação Física, bolsista do programa de Residência Docente da UFJF, com atuação no Colégio de Aplicação João 23. Graduou-se pela UFJF - bacharelado (2018) e licenciatura (2021). Cursa Mestrado em Educação no PPGE/UFJF e Especialização em Metodologia da Educação Física Escolar pelo IF do Sudeste de MG. Atuou em projetos de ensino, pesquisa e extensão com enfoque sobre diferentes conteúdos da Cultura Corporal. Hoje, no grupo de estudos GPCD, investiga sobre Deficiências, Educação e Educação Física. Especialmente, o que busca são entendimentos sobre processos formativos de professores de Educação Física Surdos.

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora,https://orcid.org/0000-0001-8746-8404

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escola, Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência e mestranda em Educação/segundo Semestre 2020. Atualmente sou professora da Rede Estadual de Ensino (E.E. Maria das Dores de Souza - Educação Especial) e professora da Rede Municipal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, dança escolar, dança de salão/danças folclóricas, educação a distância. Área de Estudo e Pesquisa: deficiência.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora,https://orcid.org/0000-0001-8746-8404

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas: corpo, gênero, sexualidades, ginástica e dança com ênfase no universo da educação e educação física escolar. Ministra as disciplinas Ginástica Geral e Concepções Metodológicas Aplicadas à Ginástica na graduação.

Published

2023-09-01

How to Cite

Ribeiro Nascimento, R., Gomes de Souza, B., & Franco, N. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019). Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39641