PERMANÊNCIA DE ESTUDANTE QUILOMBOLA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38828Resumen
O presente estudo propõe investigar a permanência de estudantes quilombolas da comunidade Barro Preto, localizada no município de Jequié - Bahia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Para isso, optou-se por uma abordagem qualitativa na ótica multirreferencial, por meio de um questionário semiestruturado, com vistas às perspectivas e desafios encontrados no atual contexto socioeconômico, acadêmico e étnico-racial. A pesquisa será delimitada com estudantes da comunidade Quilombola Barro Preto, do município de Jequié. Os dados foram analisados mediante a uma reflexão teórica do campo da identidade, cultura, étnico-racial no contexto da permanência desses estudantes da referida universidade durante a pandemia da Covid-19, tendo como suporte teóricos Gomes (2003), Nascimento (1980), Nascimento (1985) e Oliveira (2012). Após análise dos dados, infere-se que as políticas públicas voltadas para a permanência de tais estudantes na UESB são essenciais para inclusão desse grupo étnico no espaço acadêmico, para isso, constitui-se necessário que as referidas políticas acompanhem as demandas atuais da sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.