ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO CAMPO

EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO FORMAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38764

Resumen

Este artigo é decorrente de estudos sobre a Educação do Campo e discussões sobre a formação de professores, em busca da compreensão das manifestações da sabedoria popular produzidas pela educação formal, não formal e informal. O presente artigo teve por objetivo discutir os tipos de educação existentes, reforçando a importância da necessidade de formação de professores, que respeitem a Educação do Campo em seus aspectos políticos, históricos e culturais. Ao pesquisar sobre esse tema, surgiram as seguintes indagações: qual a importância de se formar professores para atenderem as peculiaridades da escola do campo através do desenvolvimento crítico-reflexivo e transformador? Quais tipos de educação participam na formação de cada ser humano? Assim, a partir da revisão bibliográfica, nos fundamentamos em trabalhos já realizados por estudiosos da área, tais como: Arroyo (2004), Brandão (1985), Caldart (2004), Costa (2003), Freire (1974), Ghedin (2012), Gohn (2006), Libâneo (2005), Molina (2006), Paro (2010), Vale (1992), entre outros; a fim de nos apropriarmos das concepções e conceitos já existentes. Esse estudo permitiu-nos compreender, que por meio da formação de professores se faz possível a superação das estruturas de exploração e opressão social, pois a partir do conhecimento sistematizado, somado aos saberes de vida dos sujeitos, é possível o desenvolvimento efetivo de uma racionalidade mais reflexiva, a qual tornam-se capazes de lutar pela transformação da realidade.

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Biografía del autor/a

Deize Heloiza Silva Degrande, Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília

Doutoranda em Educação pela Unesp de Marília/SP (2022). Mestre em Educação pela FCT/ Unesp- Presidente Prudente (2020). Graduada em Pedagogia (2014).

Júlio, Universidade Estadual Paulista - Unesp/ Marília

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/ Marília.

 

Publicado

2023-01-17

Cómo citar

Degrande, D. H. S., & Torres, J. C. T. (2023). ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO CAMPO: EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO FORMAL. Educação Em Foco, 27(1), 27070. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38764