LÍNGUA, GAMES E GAMIFICAÇÃO

AVALIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38709

Resumen

Pensando na importância do uso de tecnologias na sala de aula, o objetivo deste artigo é examinar protótipos de ensino (PE) e recursos educacionais abertos para ensino de língua materna por meio de games. O referencial teórico é composto de estudos de Benvindo (2019) e Borges et al. (2013), com experiências sobre uso de tecnologias e gamificação; Vygotsky (1999), sobre a importância de um espaço colaborativo para a aprendizagem e Rojo (2016; e Moura, 2012), nos estudos dos letramentos e protótipos de ensino. Seguimos também os pressupostos de Gee (2003, 2004, 2005, 2008 e 2013), sobre gamificação e design de games, e de Kapp (2012) e Leffa (et al. 2012; 2020), sobre o uso de jogos digitais no ensino de línguas, associando-os às habilidades de linguagens na BNCC (BRASIL, 2018). Verificamos potencialidades sobre diferentes recursos testados, por outro lado encontramos fragilidades a serem observadas a fim de preparar cada vez mais um ambiente harmonioso e eficaz de ensino e aprendizagem. Nosso intuito foi apresentar possibilidades gerais para que professores incorporem jogos em suas práticas educacionais. Neste estudo, focamos nas aulas de Português, mas o assunto pode ser expandido para demais componentes curriculares.

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Biografía del autor/a

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas

Doutor com Residência Pós-doutoral em Estudos Linguísticos (Bolsa PNPD/CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Letras e em Jogos Digitais. Tem experiência nas áreas de Linguística e de Ensino de Língua, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical, Semântica Cultural e Estilística Léxica. Interesse em pesquisas sobre palavras e sentidos (com viés cultural e cognitivo), dicionários, jogos digitais, livros didáticos, propostas curriculares e documentos legislativos e/ou norteadores, elaboração de itens para exames e seleções, histórias em quadrinhos e demais materiais que podem envolver estudos do léxico e tecnologias.

Publicado

2023-02-06

Cómo citar

Liska, G. J. R. (2023). LÍNGUA, GAMES E GAMIFICAÇÃO: AVALIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. Educação Em Foco, 27(1), 27075. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38709