A CIÊNCIA ROMÂNTICA

SUBSÍDIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37223

Resumen

O artigo se dedica a refletir sobre os fundamentos de uma forma outra de fazer ciência que se opunha à corrente biológico-evolucionista presente na psicologia clássica. Diante deste desafio nos amparamos na teoria histórico-cultural, que emerge do debate sobre como os aspectos biológicos e sociais estão ligados ao ser humano que se desenvolve em sua totalidade. É importante destacar que o contexto histórico de ruptura social durante a revolução russa em 1917 oportunizou a formulação de princípios para pensar o desenvolvimento humano, um ponto de virada para que novas bases filosóficas e metodológicas para a educação fossem estabelecidas. Cotejamos aqui concepções teóricas lastreadas por A. R. Luria, e L. S. Vigotski, pensadores soviéticos clássicos que, calcados na epistemologia marxista se dedicaram a um projeto novo de ser humano em favor de uma consciência que possua conexão com a cultura e o mundo a sua volta. Nosso esforço consiste em compreender a trajetória conceitual da ciência romântica e os desdobramentos da teoria histórico-cultural para os processos de desenvolvimento humano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius de Luna Chagas Costa, Universidade Federal Fluminense

Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Nova Iguaçu (RJ). Professor de Geografia na rede privada da cidade do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2020). Mestre em Educação pelo PPGEduc - Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ, da linha III Educação e Diversidades Étnico- Raciais (2020). Especialista em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2010). Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Geógrafo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI (CNPq/UFF-UFJF) sob liderança do Professor Doutor Jader Janer Moreira Lopes. 

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor Titular. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003)

Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Costa, V. de L. C., & Lopes, J. J. M. (2022). A CIÊNCIA ROMÂNTICA: SUBSÍDIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 27(1), 27039. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37223