A CIÊNCIA ROMÂNTICA
SUBSÍDIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37223Resumen
O artigo se dedica a refletir sobre os fundamentos de uma forma outra de fazer ciência que se opunha à corrente biológico-evolucionista presente na psicologia clássica. Diante deste desafio nos amparamos na teoria histórico-cultural, que emerge do debate sobre como os aspectos biológicos e sociais estão ligados ao ser humano que se desenvolve em sua totalidade. É importante destacar que o contexto histórico de ruptura social durante a revolução russa em 1917 oportunizou a formulação de princípios para pensar o desenvolvimento humano, um ponto de virada para que novas bases filosóficas e metodológicas para a educação fossem estabelecidas. Cotejamos aqui concepções teóricas lastreadas por A. R. Luria, e L. S. Vigotski, pensadores soviéticos clássicos que, calcados na epistemologia marxista se dedicaram a um projeto novo de ser humano em favor de uma consciência que possua conexão com a cultura e o mundo a sua volta. Nosso esforço consiste em compreender a trajetória conceitual da ciência romântica e os desdobramentos da teoria histórico-cultural para os processos de desenvolvimento humano.
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