(IN)COMPREENSÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO NA PESQUISA APLICADA SOBRE O ENSINO DE LINGUAGEM NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36370Resumen
Este trabalho teve o objetivo de traçar um panorama da influência do interacionismo sociodiscursivo (ISD) na pesquisa aplicada sobre o ensino de linguagem no Brasil e das (in)compreensões dessa teoria através da análise de dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Letras. Inicialmente, apresentamos os programas epistemológico e didático do ISD, destacando como os limites das opções teórico-metodológicas do primeiro se reverteram em limites para o segundo, sobretudo quando o situamos no quadro epistemológico geral da didática das línguas. Em seguida, coletamos 102 dissertações disponibilizadas nos sites das unidades do programa de em todo o país. A análise dos dados demonstrou que diante dos limites teórico-metodológicos do programa didático do ISD, muitos pesquisadores optam por usar o método das sequências didáticas associado a outras teorias linguísticas e a outros métodos de pesquisa.
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