O APAGAMENTO DA LITERATURA NO NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36216Resumen
Este artigo trata do apagamento do componente curricular Literatura na reforma do Ensino Médio, abordando algumas análises e impactos sobre a continuidade dessa disciplina que desenvolve uma perspectiva crítica e humanizadora. Sob essa ótica, objetiva elencar três propostas para frear o seu apagamento: Literatura produzida nas comunidades; Literatura da rede; e Práticas mediadoras de leitura literária. A tematização se realiza a partir de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e são consideradas referências que versam sobre a reforma do Ensino Médio, além de textos que debatem pressupostos relevantes para a área. Constata-se que o componente curricular Literatura está, pouco a pouco, sendo apagado do Ensino Médio e isso fere a formação integral dos indivíduos, os quais necessitam do caráter humanizador e sensibilizador da Literatura para exercer a criticidade, a empatia e a compreensão dos sentidos da realidade na qual se envolvem. Considerando as três propostas de análise que atuam como um contraponto ao apagamento da Literatura no novo Ensino Médio sob uma perspectiva de valorização da arte para o desenvolvimento de indivíduos leitores e questionadores, o texto transita entre as concepções teóricas e o esforço de análise crítica sobre a proposta do novo Ensino Médio.
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