GINÁSTICA PARA TODOS (GPT) NO CONTEXTO ESCOLAR

UM ESTADO DA ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35767

Resumen

Elaboramos um estado da arte sobre Ginástica Para Todos (GPT) no contexto escolar a partir da pesquisa em periódicos nacionais de Educação Física (EF) e áreas correlatas, entre 1979 e 2020. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter inventariante e bibliográfico. Vinte e um periódicos integraram a amostra. No geral, encontramos 69 artigos sobre GPT em 16 dessas revistas, sendo 34 enfocando o contexto não escolar, 23 o escolar e, 12, ambos os contextos. Os estudos sobre o contexto escolar enfocam tanto discentes como docentes, ressaltando as diferentes manifestações da GPT no currículo, na pedagogia, na pesquisa, na extensão, na formação universitária, profissional e no cotidiano escolar. Evidencia-se uma predominância da abordagem qualitativa de pesquisa, sendo que a maioria dos estudos se sustentam em análises de dados empíricos e em bases teóricas críticas. A GPT é exaltada como uma possibilidade significativa para o ensino da ginástica e, consequentemente, da EF na escola.

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Publicado

2021-11-23

Cómo citar

Branquinho, G. B. P., Santiago , K. S. ., & Franco, N. . (2021). GINÁSTICA PARA TODOS (GPT) NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35767

Número

Sección

Artigos