CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

Resumo

Este estudo objetiva compreender, a partir da perspectiva dos alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do estado do Rio Grande do Norte - UERN, como os professores formadores dos estágios supervisionados, contribuem para sua formação. É um estudo de abordagem qualitativa. A investigação se concretizou por meio de entrevista narrativa, direcionada a dezenove alunos do 8º período do referido curso. A interpretação dos dados se ancorou na análise do discurso e foram construídas a partir de estudo bibliográfico, além de documentos oficiais da instituição investigada, como: o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP) e o Programa Geral do Componente Curricular (PGCC) das disciplinas dos estágios supervisionados. Mediante os resultados, inferimos que os professores formadores dos estágios supervisionados, contribuem positivamente para a formação dos alunos. Entretanto, foram identificadas algumas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento do estágio, fator que revela a necessidade de refletir sobre uma possível reformulação do currículo do curso analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Maria Rosaline Fernandes de Oliveira, Secretaria da Educação e da Cultura do município de Mossoró – SECM/RN

Especialista em Educação e contemporaneidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. IFRN, campus Mossoró/RN Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Professora da rede privada no município de Mossoró- RN. Participou como bolsista do PIBIC- Programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica e PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Foi vinculada ao grupo de pesquisa Ateliê Sociologico Educação e Cultura de 2012 à 2015 e voluntária do Projeto de extensão PRODOCÊNCIA de 2012 à 2015. Integrou o Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC stricto sensu na condição de aluna especial. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

 

Ady Canário de Souza Estevão, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutorado (2015) e Mestrado (2007) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997). Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, desde 2009, tendo sido Coordenadora do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares (2009-2010), Tutora fundadora do PET Conexões Comunidades do Campo (2010-2015), Pró-Reitora Substituta de Extensão e Cultura (2012), Coordenadora Geral da Coordenação de Ação Afirmativa Diversidade e Inclusão Social Caadis (2012-2016), Diretora Pro-Tempore do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (2016-2017), Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (2017-2018). Atuou na implementação de políticas afirmativas e de atendimento às Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais, nas atividades de criação dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação Quilombola, do Curso de Especialização Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola e do Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado na Ufersa. É líder do Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq, Educação, Discursos e Sociedade (GEPEDS). Participa do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN), do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro da UFERSA e do Grupo de Estudos Avançados sobre Letramentos da Universidade Federal de Campina Grande (GELETRAMENTOS). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnicorraciais, Aprendizagens e Saberes(NEGRAS). É co-autora dos Livros pela Edufersa, Programa Conexões de Saberes na Ufersa: saberes e cidadania (2012) e Economia Feminista, Mulheres Rurais e Políticas Públicas (2014). Compõe o Conselho Editorial e Equipe Técnica da Revista Acadêmica Includere. Tem experiência na área de Letras, Linguística,com ênfase em Análise do Discurso, Leitura e Produção de Textos e Educação, atuando principalmente em temas que envolvam a constituição de identidades, discurso, mídia, práticas discursivas inclusivas, estudantes populares, relações étnico-raciais, formação de professores e educação anti-racista.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Fernandes, A. N. de O., Oliveira, M. R. F. de ., Fernandes, S. de B. ., & Estevão, A. C. de S. (2021). CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educação Em Foco, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35728

Edição

Seção

Artigos